Muitas pessoas iniciam a sessão de Pilates devido dores musculares ou como prática de um exercício. São inúmeras queixas ou objetivos para conquistar a qualidade de vida.
Mas a questão é: será que o pilates funciona somente por si? Será que funciona para todas as pessoas?
Ao longo dos meus 13 anos atendendo com o Método Pilates, aprendi com a prática, que conhecer o corpo e prepará-lo para os movimentos que serão realizados é mais eficaz do que começar o Pilates por si só. E para que os clientes tenham bons resultados é preciso trabalhar o que eles precisam!
E por que não iniciar o Pilares como uma sessão da Terapia Manual, com base na Osteopatia? Quando iniciamos qualquer movimento sem compreender o grupo muscular que está tenso, com dor ou com pontos de gatilho, existe a possibilidade de não trabalhar a região que mais está pedindo atenção, e o que pode acontecer é que o corpo poderá ser sobrecarregado em outras regiões. Liberar um músculo tenso possibilita maior liberdade de movimento saudável e controlado, sem desarranjos nas fibras musculares que já estão tensas.
Se o trabalho começar com a Terapia Manual, liberação de dores e tensões musculares, e depois seguíssemos para a realização dos movimentos daquele músculo ou grupo muscular tenso? Com certeza teríamos um resultado mais satisfatório no desenvolvimento das sessões e evolução dos clientes no Pilates.
Em atendimentos individuais podemos fazer essa liberação através da Terapia Manual, com base na Osteopatia. Do ponto de vista osteopático, a alteração de mobilidade do tecido participa do comprometimento da função, não só do tecido disfuncional, mas também de todo o organismo que com ele interage.
Tanto a avaliação como o tratamento osteopático são realizados com técnicas manuais específicas, elegidas pelo osteopata e voltadas para cada tipo de tecido, sistema, patologia e paciente, tornando-se desta forma um tratamento único e individualizado, assim como o Ser Humano.
A dor e a limitação física são as grandes responsáveis pelo sofrimento físico e mental de grande parte das pessoas, e o foco do Studio Corpus Pilates é melhorar a qualidade de vida, da capacidade e do vigor físico dos nossos clientes.
Temos a intenção de utilizar de todo o conhecimento para atingir esse objetivo, e temos um ótimo resultado quando introduzimos a Terapia Manual na sessão de Pilates.
Por isso que desenvolvemos o Método Corpus de Tratamento: método conservador com uma abordagem diagnóstica terapêutica e palpatória que foca na causa da dor, ao invés do sistema convencional centrado na doença e na individualidade de cada paciente. O método visa o processo de cura do próprio corpo, antes de submeter a tratamento com medicamentos e cirurgias.
Através da sua aplicabilidade, o profissional fisioterapêutico, tem como objetivo trazer o equilíbrio ao corpo do paciente, para que ele tenha condições de melhorar a sua saúde e conquistar sua qualidade de vida.
Para quem é esse método:
Esse método é para qualquer pessoa que esteja com dor ou desconforto em seu organismo.
O método está baseado no estudo da Terapia Manual (Osteopatia) e do Pilates.
Não existe um modelo de atendimento padrão, pois as manifestações de dores e desconfortos são classificadas e recebem tratamento específico para cada paciente.
Como funciona o Método Corpus de Tratamento:
É um método individualizado para cada tipo de pessoa e de patologia.
A primeira sessão comporta um exame completo: A ANAMNESE. É uma entrevista realizada pelo profissional que tem como objetivo ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença. Após a entrevista, o profissional vai evidenciar todas as alterações que o paciente apresenta e irá elaborar o método específico para cada paciente com duas etapas importantes para eliminar a dor e conquistar sua saúde:
- Terapia Manual: Na avaliação inicial será utilizada a técnica da Terapia Manual que se baseia na Osteopatia. Essa técnica tem como ênfase principal a integridade estrutural e funcional do corpo. O objetivo é devolver a funcionalidade do corpo sem causar danos ao paciente, restaurando os movimentos para a recuperação máxima do sistema musculoesquelético.
- Pilates: Após as sessões da Terapia Manual o paciente é orientado à prática do Pilates, conforme a necessidade de cada um. Essa técnica estimula e trabalha o corpo todo, pois é a completa coordenação do Copo, Mente e Espírito para dar continuidade na busca da qualidade de vida.
O MÉTODO CORPUS DE TRATAMENTO OFERECE A VOCÊ A OPORTUNIDADE DE VOLTAR A VIVER MELHOR E SEM DORES.
Seja avaliado e descubra tudo que podemos fazer para conquistar a sua QUALIDADE DE VIDA!