Pilates ajuda na mente e no corpo

Método pode ser feito em qualquer idade e ajuda na redução da dor crônica e depressão.

Shari Berkowitz descobriu o Pilates depois de ter tido um grave acidente na coluna e sofrido três hérnias de disco no pescoço e uma na coluna vertebral durante uma apresentação de dança do palco. Após meses de fisioterapia ela conseguiu se recuperar, mas foi o Pilates que lhe deu “força e confiança na minha capacidade de movimento, a capacidade de voltar a se mexer” disse ela. O método a levou a recuperação completa e a inspirou a se tornar uma instrutora de Pilates e abrir um estúdio.

Berkowitz não é a única devota do Pilates, existem muitos estúdios e instrutores que divulgam uma frase de seu fundador Joseph Pilates: “Em dez sessões você se sente melhor, com vinte você melhora, em trinta você tem um corpo totalmente novo”.

O Pilates, um treinamento de resistência de baixo peso pode nos ajudar de maneiras importantes, tendo seis princípios bases para nosso corpo e mente:

• Concentração

• Centralização

• Precisão

• Respiração

• Controle

• Fluidez

Além disso, estudos científicos confirmam uma série de benefícios para a saúde. Afirmam que o Pilates ajuda a melhorar a resistência, flexibilidade, reduz a dor crônica e contribui com a ansiedade e depressão.

Para saber se o Pilates faz parte do seu estilo de exercício de vida, você precisa saber um pouco mais sobre esse método que mudou a qualidade de vida de muitas pessoas.

O QUE É PILATES?

Pilates é um conjunto de exercícios que são realizados no solo ou em equipamentos exclusivos, que visa o controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde das pessoas em condições patológicas, assim como promovendo um aumento da qualidade de vida.

O método faz uso principalmente da respiração e de movimentos que usam o peso do corpo ou o auxílio/resistência de seus aparelhos, que traz alguns benefícios como:

• A Melhora da postura

• Aumento do tônus muscular

• Maior mobilidade articular

• Alívio de tensões

• Incremento da flexibilidade

QUEM PODE SE BENEFICIAR COM O PILATES?

Todos! Sim, todos podem se beneficiar do método.

Qualquer pessoa pode fazer. Você não precisa ser jovem e ter dançado ou feito exercício a vida inteira. Você pode iniciar aos 85 anos. Nunca é tarde para começar.

Pilates pode trazer recompensas específicas, mas à medida que você vai se exercitando outros benefícios mais sutis vão aparecendo. Ele ensina você a movimentar e reconhecer seu corpo reduzindo a chance de se machucar, devido a capacidade de melhorar a estabilidade do core, o equilíbrio, a flexibilidade e a postura.

O QUE O PILATES NÃO FAZ.

Quando se fala no poder do Pilates, não significa que tudo é possível por meio de sua prática. Não é um treino cardiovascular, mas quanto mais a pessoa avança, mais desenvolve sua capacidade cardiovascular.

Também não é equivalente a levantar grandes pesos, no Pilates você trabalha com o peso do seu corpo. E não é o melhor treino para conversar entre amigos, você precisa estar totalmente presente e prestar atenção no seu corpo e na sua respiração.

COMO VOCÊ PODE SE BENEFICIAR?

Os benefícios do Pilates para o corpo são inúmeros, como:

• Aumento da resistência física e mental;

• Aumento da flexibilidade;

• Correção de problemas posturais;

• Aumento da concentração;

• Tonificação da musculatura;

• Melhoria da coordenação motora;

• Redução no atrito nas articulações;

• Alívio de dores musculares;

• Ajuda a melhorar a respiração e a flexibilidade;

• Auxilia na prevenção contra a osteoporose;

• Promove relaxamento, bem-estar e eleva a autoestima;

• Elimina toxinas e facilita a drenagem linfática;

• Melhora a postura e a resistência muscular

• Expande a consciência corporal;

• Ajuda no controle de peso;

• Fortalece os músculos abdominais.

O método também trabalha com a parte mental dos seus praticantes, com exercícios de respiração, alongamento e relaxamento, que aliviam a ansiedade, estresse de depressão.

ENCONTRAR UM INSTRUTOR CERTO PARA VOCÊ É ESSENCIAL.

Para se beneficiar do método é muito importante encontrar um instrutor qualificado e experiente que coloque a sua segurança corporal em primeiro lugar e que consiga atingir seus objetivos através do método.

Encontre alguém que te escute e te entenda como indivíduo, que esteja atento às suas dores e objetivos. Com certeza ele vai te guiar para o melhor caminho. 

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Pilates para homens

Fazer Pilates pode ser muito bom para os homens! Eles geralmente exercitam poucos músculos, focando-se nos bíceps, tríceps, no peitoral e no abdômen. Porém, essa preferência acaba deixando o corpo desequilibrado e confere malefícios estéticos. Aderir à prática de Pilates, inclusive como um complemento da musculação e de outros esportes, corrige esse desbalanceamento, ao estimular e trabalhar o corpo todo, até mesmo aquelas partes ignoradas nos treinos de academia.

Aulas personalizadas para todo homem praticar sem medo!

Isso acontece porque o Pilates atua com movimentos não-repetitivos que não utilizam impacto e que apresentam alta intensidade. Através de aparelhos ou de exercícios solo, os movimentos de Pilates contemplam todos os músculos do corpo, desde os mais profundos até os mais superficiais, alongando, fortalecendo e corrigindo os vícios da postura, do abdômen, do tórax, dos ombros e de tantas outras partes.

Assim, o homem terá um corpo mais definido, bonito e sarado. E mais ainda, ele poderá ter um condicionamento melhor em outros esportes, ser mais flexível, ter maior consciência corporal e coordenação motora. Conte, então, com a Studio Corpus Pilates para ter aulas personalizadas segundo os interesses e necessidades específicas do público masculino, tudo para que você tenha o melhor resultado no menor prazo.

Pilates para mulheres

Os exercícios de Pilates têm o poder de resolver uma série de problemas relacionados à postura e à condição física, através de atividades de baixo impacto e alta intensidade, trazendo muitos benefícios à vida de qualquer mulher. O Pilates tonifica os músculos, corrige a postura, elimina dores e lesões, reduz os níveis de stress e ainda distribui melhor a gordura, deixando as mulheres muito mais bonitas, saudáveis e felizes.

Pilates: vantagens para o corpo e a mente de qualquer mulher

Fazer Pilates consiste em realizar uma série de exercícios que estimulam e alongam todos os músculos do corpo, desde os mais superficiais até os mais profundos. Utilizando-se da fisionomia do próprio corpo, essa atividade física trabalha as partes superiores e inferiores, o abdômen, a coluna cervical, o pescoço e outros tantos órgãos, deixando-os fortalecidos, corrigindo erros e vícios e melhorando sua aparência.

E não é só isso! Outros benefícios do Pilates consistem em melhorar a concentração e em trazer relaxamento, já que o Pilates exige que a pessoa use e abuse da respiração, tenha foco e determinação e evite pensar em problemas durante sua prática. Assim, mulheres de todas as idades e perfil podem se beneficiar com essa atividade secular, que já é adotada há décadas por pessoas do mundo todo.

Pilates para idosos

A chegada da chamada melhor idade traz a necessidade de atenção específica à saúde e aos exercícios físicos de qualquer pessoa. A composição óssea e o tônus muscular e dos ligamentos, além do equilíbrio postural, tendem a perder qualidade com o passar dos anos. Por isso, a prática de Pilates para idosos é fundamental para restaurar a qualidade de vida e preservá-la ao longo dessa nova e delicada fase.

Um exercício perfeito quando a atenção precisa ser redobrada

Pilates, diferentemente de outros exercícios e práticas físicas, é perfeito para essa fase da vida, em virtude de sua filosofia. Trata-se de uma modalidade que não causa impactos, já que seus movimentos utilizam a própria anatomia dos músculos humanos. Assim, até mesmo os idosos mais debilitados podem se beneficiar, tendo em vista que eles ganharão qualidade de vida ao passo em que corrigem seus vícios e seus problemas de saúde.

Os movimentos não são repetitivos, de modo que todos os músculos do corpo são exercitados, de formas diferentes e adversas ao longo das aulas. Assim, os idosos poderão fortalecer sua postura, suas juntas, suas articulações, seu equilíbrio, sua flexibilidade e sua coordenação motora, tudo isso enquanto eles movimentam seu corpo e desestressam a mente. Logo, para a melhor idade ficar ainda melhor, conte com as vantagens e os benefícios do Pilates!

Pilates para gestantes

O parto e os cuidados com o bebê depois do nascimento exigem muito do corpo. Use a gestação para se preparar, praticando o Pilates. Afinal, trata-se de um período ideal para fortalecer seu corpo e sua mente com tranquilidade. Os profissionais da Studio Corpus Pilates estão prontos para atendê-la nesse momento tão importante de sua vida, sempre respeitando seus limites e atendendo às suas expectativas.

Uma prática cuidadosa e detalhista, perfeita para as futuras mamães

Recomenda-se fazer Pilates a partir do terceiro mês de gestação, até o sétimo mês. As aulas da Studio Corpus Pilates focam em movimentos musculares completamente benéficos para a saúde da mãe e do bebê, como o abdômen, os glúteos, a parte inferior das costas, as pernas e a postura, os quais não utilizam impacto. Com isso, a gestante poderá amenizar as dores da transformação do corpo, facilitar o trabalho de parto, acelerar a recuperação física pós-parto, aumentar a oxigenação do feto e se desestressar durante o vai-e-vem hormonal da gestação.

A equipe da Studio Corpus Pilates sabe até que ponto a gestante pode ir para que o Pilates não deixe de se tornar benéfico para se tornar prejudicial. Por isso, conte com as suas aulas personalizadas, que trarão mais saúde e vantagens às futuras mamães, através de movimentos cuidados e detalhistas, feitos com amor para quem mais precisa.

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