A osteopatia é definida como uma abordagem diagnóstica terapêutica e palpatória que foca a sua ação centrada no paciente como todo, ao invés do sistema convencional centrado na doença.
Por utilizar técnicas manuais, não invasivas, é indicada para qualquer pessoa, de qualquer faixa etária e quadro evolutivo da doença, desde musculoesqueléticas, viscerais e inclusive emocionais.
Através do seu uso, o profissional fisioterapêutico, tem como objetivo trazer o equilíbrio ao corpo do paciente, para que o mesmo tenha condições de melhorar a sua condição patológica e conquistar sua qualidade de vida. Assim, o osteopata, busca na terapia manual o tratamento para favorecer o processo de cura que é algo natural do corpo humano. Para isso, é necessário um amplo conhecimento do corpo humano e de todos os processos envolvidos em seu funcionamento, baseada na anatomia e na fisiologia humana.
Conforme o criador da técnica, Andrew Taylor Still, “A osteopatia se baseia na perfeição da obra da natureza. Quando todas as partes do corpo humano estão alinhadas, gozamos de saúde. Quando não estão, o efeito é a doença. Quando se reajustam as partes, a doença cede passagem para a saúde. O trabalho do osteopata está em ajustar o corpo para que se passe da situação anormal para normal; assim, os estados anormais cedem espaço aos normais e a saúde é a consequência do estado normal”.
Visando ampliar a solução da cura patológicas, o Studio Corpus Pilates vem se aprofundando nessa técnica que visa conquistar o equilíbrio do corpo, também aliviar, corrigir disfunções e recuperar lesões músculo-esqueléticas.
Como funciona o tratamento?
Através da intervenção manual sobre os tecidos a osteopatia restabelece a função das estruturas e sistemas corporais.
O tratamento faz com que o corpo trabalhe no seu equilíbrio interno, independentemente das alterações do ambiente externo, ou seja, capaz de se auto equilibrar, resultando em um processo de cura natural.
Benefícios da osteopatia.
O princípio de tratamento é o corpo, onde tudo está interligado, onde os sistemas interagem entre si, buscando um equilíbrio entre eles.
Tem como maior benefício a possibilidade de tratar a causa primária de dores e desconfortos, além de auxiliar na busca e controle de disfunções que ainda não estejam ativas – aquelas dores que irão se manifestar no futuro.
Como é e quanto tempo dura o tratamento?
As consultas duram cerca de 60 minutos, e a quantidade de sessões vai depender do progresso do paciente, pois a evolução é muito individual, cada organismo responde de forma distinta, então o tratamento não é igual a todos.
Para quem é recomendado?
A osteopatia é indicada para todos. Desde sua forma preventiva até a sua forma curativa, é um tratamento que traz equilíbrio e melhor relação com o próprio organismo. O profissional irá atuar no nível subclínico, já que o corpo muitas vezes possui algumas alterações que não são manifestadas de maneira intensa. A consulta permite que esses desequilíbrios sejam tratados antes que se tornem algo mais sério.
Muitas pessoas sentem dores do corpo causadas por problemas de articulações, ossos e músculos, e acreditam que a melhor solução é tomar medicamentos e realizar cirurgias. No entanto, a osteopatia é um meio alternativo e menos invasivo para seu corpo, sendo também indicado como terapia complementar.