Você sabe como a consciência corporal pode ajudar você a viver melhor?
Quando você desenvolve a consciência corporal, você ganha uma percepção profunda e completa sobre o seu corpo, e isso ajuda você nas pequenas tarefas do seu dia a dia.
Além de adquirir uma nova percepção, você fica mais atento, e começa a fazer ajustes conscientes nas suas posturas ao longo do dia, aprendendo, por exemplo, a relaxar os ombros sem perder a postura.
Outro benefício importante é que diminui o risco de lesão. Pois a consciência corporal traz um conhecimento na realização dos movimentos, e faz perceber a força que seu corpo possui e até onde pode você pode ir.
O exercício físico desenvolve essa consciência e o Pilates é um ótimo exercício, pois é uma técnica que trabalha com o peso da pessoa e com as resistências das molas dos aparelhos.
O exercício é recomendado para pessoas de todas as idades, independente do condicionamento físico. Sua atividade envolve tomar consciência dos processos, identificando os movimentos do corpo em sua totalidade.
Quando ativamos o organismo por meio do exercício físico, melhoramos a nossa postura e temos mais disposição para realizar as tarefas. Um corpo consciente melhora o condicionamento físico, os músculos fortalecidos e as articulações lubrificadas.
O Pilates é baseado em seis princípios, sendo dois deles a respiração e a concentração. O método permite consciência corporal associada ao exercício físico, que resultam o alongamento como também em reforço muscular de todo o corpo, ao contrário de atividades localizadas que desenvolvem apenas grupos específicos de músculos.
Em circunstâncias comuns do dia a dia, as pessoas não prestam atenção a seus movimentos e sensações corporais. No Pilates o professor faz o aluno perceber seus movimentos para estar atento ao sensações do seu corpo, auxiliando para uma situação rotineira do dia a dia.
Dentre os principais benefícios do Pilates temos uma melhora na postura, o fortalecimento da coluna, o aumento da coordenação, do equilíbrio e o fortalecimento principalmente dos músculos abdominais.
Essa técnica é uma ótima escolha para pessoas que trabalham muito tempo sentadas, pois fortalece a coluna e a musculatura, ajuda a alinhar a postura e promove o alongamento. O Pilates pode ser utilizado para outros tipos de treinamento e utilizado na reabilitação física, como Joseph Pilates fez na I Guerra Mundial. Fundador do método Pilates, ele ajudou os soldados a se recuperar através de uma série de ideias que vinha desenvolvendo. Como enfermeiro de um campo de concentração, ele colocou em prática suas ideias e utilizou as molas das camas para fortalecer a musculatura dos soldados que estavam doentes. Com o fim da guerra, Joseph Pilates estabeleceu-se em Nova Iorque, onde abriu um estúdio e desenvolveu equipamentos específicos para esse método.
Por ser realizado individualmente ou em duplas, o exercício permite o acompanhamento mais próximo do instrutor, o que ajuda os movimentos sejam realizados com mais precisão de acordo com a capacidade e a necessidade de cada aluno.
Existem 6 princípios do Pilates.
- Respiração: um dos principais princípios do método. A respiração deve ser coordenada com o movimento e favorece a estabilização do tronco, a sustentação lombo-pélvica e o relaxamento da musculatura inspiratória acessória dos ombros e do pescoço;
- Centralização: é o uso da musculatura abdominal, lombar, assoalho pélvico e quadril responsável pela estabilização da coluna vertebral, de onde se originam todos os nossos movimentos;
- Concentração: é o que guia o corpo para a realização do movimento – permite maior consciência corporal;
- Controle: também relacionado ao aprendizado motor, diz respeito ao uso adequado da musculatura para executar um exercício;
- Precisão: refinamento do controle e refinamento dos diferentes músculos envolvidos;
- Fluidez: o movimento correto resulta em movimentos fluidos e harmoniosos, com menor gasto de energia.
No Studio Corpus de Tratamento contamos com o melhor e especializado tratamento para você.