O que é ser flexível? É um adjetivo que qualifica algo como maleável, dobrável e que consegue se curvar. O conceito possui várias vertentes, relacionadas tanto ao aspecto físico quanto ao comportamental. Mas aqui vamos dar atenção a importância da flexibilidade quanto a habilidade física, as implicações causadas pela falta dela no dia a dia, e como o Pilates atua no seu desenvolvimento e manutenção.
Os estudos mostram que o exercício é benéfico para o corpo e para a mente, e temos que dar mais atenção a uma habilidade que pode melhorar a vida: A FLEXIBILIDADE.
A flexibilidade é a capacidade de realizar tarefas cotidianas com mais eficiência, conforto e naturalidade, que permite uma melhor movimentação do corpo, e aos movimentos rotineiros. Como subir uma escada, levantar da cama, levantar da cadeira, tomar banho e caminhar na rua. Comportamentos comuns, como se sentar para trabalhar na mesa de computador, podem reduzir alguns músculos, junto com a perda natural de elasticidade do músculo que ocorre com o envelhecimento, pode fazer com que qualquer movimento rápido ou inábil, pegar algo antes que ele caia, por exemplo, possa esticar seus músculos além do seu limite, resultando em uma tensão.
Com o passar dos anos, com o envelhecimento natural, vamos perdendo essa habilidade, mas podemos desenvolvê-la a partir da prática de exercícios regulares orientado pelo um profissional, a exemplo do Pilates. Portanto, trabalhar a flexibilidade é determinante para garantir uma qualidade de vida e boa saúde.
Médicos e fisioterapeutas concordam que a flexibilidade é parte vital para manter o corpo em forma e seguro, e, é o terceiro pilar para manter a forma, ao lado de condicionamento cardiovascular e o treinamento de força, segundo especialistas. Além de ajudar o corpo a atingir o nível de condicionamento físico ideal, pode desempenhar um papel na prevenção de lesões.
Para se manter flexível, é preciso: que seja flexível da forma que seu estilo de vida pede. Foque na forma que você se movimenta no seu dia. Se passa o dia todo sentado em uma mesa, dê uma atenção extra para as costas e os ombros. Se você passa seu dia carregando, mochilas, crianças e sacolas, se concentre em seus braços.
Caso você não consiga se alongar todos os dias, algumas vezes por semana pode ser tão benéfico quanto não fazer. Além disso, o alongamento pode ser relaxante ou meditante, você tem que se concentrar e respirar profundamente ouvindo seu corpo e sua respiração.
Quanto mais praticar o alongamento, mais você sentirá os músculos relaxarem, devido ao aumento do fluxo sanguíneo. Mas é importante ter uma consciência corporal e ir até o seu ponto de resistência, o alongamento não deve doer.
Aumentar sua flexibilidade tem muitos benefícios:
- Menos tensão muscular. Quando você alonga seus músculos, está liberando a tensão e a rigidez, o que torna o movimento mais fácil.
- Menos dor. Músculos tensos são músculos doloridos. Uma melhor flexibilidade ajuda a liberar a tensão, o que pode aliviar a pressão e o estresse em áreas como pescoço, costas e ombros.
- Menos estresse. Liberar a tensão pode ajudar seu corpo e sua mente a se sentirem mais relaxados.
- Melhor circulação. A flexibilidade pode aumentar o fluxo sanguíneo que pode ajudar na recuperação muscular.
- Menor risco de lesões. Quando seus músculos estão mais fortes e flexíveis, eles se tornam menos suscetíveis a lesões.
- Melhor postura. Melhora sentar ereto e aliviar a tensão sobre os músculos.
- Maior amplitude de movimento. A melhor flexibilidade torna o movimento das articulações muito mais fácil.
O Pilates pode ser um exercício físico indicado para quem está em busca de um corpo mais flexível, forte e equilibrado. Entre muitos dos benefícios comprovados cientificamente, o aumento da flexibilidade é um deles.
Quanto mais flexibilidade, mais autonomia e independência.