Qual a diferença entre a Fisioterapia e a Osteopatia?
A fisioterapia e a osteopatia estão diretamente ligadas, uma vez que, no Brasil, a especialização em osteopatia só pode ser feita por fisioterapeutas formados e muitas pessoas não entendem como uma se relaciona com a outra.
Elas usam abordagens diferentes de acordo com diferentes ideologias. A fisioterapia é uma abordagem específica dos sintomas, enquanto a Osteopatia é um método diagnóstico e terapêutico que utiliza do contato manual para o tratamento da origem da dor, com metodologia própria, desenvolvida nos Estados Unidos pelo Dr. Andrew Taylor Still, no ano de 1874. Tanto a osteopatia como a fisioterapia são especialidades indicadas para o tratamento de patologias musculoesqueléticas.
A graduação em fisioterapia, prepara o profissional, para atuar na prevenção e reabilitação da capacidade física e funcional nas pessoas e nas suas lesões.
Para atingir bons resultados clínicos é importante que o profissional compreenda o corpo humano e suas queixas.
A osteopatia tem como objetivo trazer o equilíbrio ao corpo do paciente, para que o mesmo tenha condições de melhorar a sua condição patológica e reconquistar sua qualidade de vida. O osteopata, busca na terapia manual o tratamento para favorecer o processo de cura que é algo natural do corpo humano. Para isso, é necessário um amplo conhecimento do corpo humano e suas queixas.
Quais as diferenças?
A osteopatia trata o corpo como um todo, buscando origem do problema e sua dor. Por outro lado, a fisioterapia é uma ferramenta de reabilitação que incide na área afetada, podendo envolver a utilização de tecnologia auxiliar, como radiofrequência, eletroestimulação, etc..
Ambas as especialidades são complementares. Enquanto no tratamento específico da dor e correção postural sugerimos a osteopatia, a fisioterapia é a especialidade recomendada após uma lesão ou cirurgia.
Benefícios da osteopatia.
O princípio de tratamento é o corpo, onde tudo está interligado, onde os sistemas interagem entre si, buscando um equilíbrio entre eles.
Tem como maior benefício a possibilidade de tratar a causa primária de dores e desconfortos, além de auxiliar na busca e controle de disfunções que ainda não estejam ativas – aquelas dores que irão se manifestar no futuro.
Visando ampliar a solução da cura patológicas, o Studio Corpus Pilates vem se aprofundando nessa técnica que visa conquistar o equilíbrio do corpo, também aliviar, corrigir disfunções e recuperar lesões músculo-esqueléticas.