Viver por mais tempo é um desejo de todos, e acima de tudo, viver com saúde, qualidade, liberdade e facilidade, aproveitando melhor a vida depois dos 60 anos.
Saber envelhecer é um aprendizado que começa muito cedo, tendo hábitos saudáveis de vida que devem ser mantidos por toda a vida e uma busca de todo o dia.
A “velhice” não é uma doença e sim um processo normal do ser humano que acarreta mudanças no organismo do indivíduo, e dependendo de uma série de fatores, essas mudanças podem ocasionar algumas doenças ou problemas de saúde. Até hoje ninguém descobriu a pílula que possa impedir esse processo.
O que é o envelhecimento Saudável?
Ele consiste na busca pela qualidade de vida, de modo que a pessoa tenha sua autonomia preservada, não só na independência física como na psíquica.
Por mais que, durante a maior idade o ser humano tende a ter algumas limitações físicas e cognitivas isso não quer dizer que ele é uma pessoa frágil ou inoperante.
Essa fase pode e deve ser curtida com muita saúde e disposição. O que devemos prestar atenção é em como está o nosso estilo de vida hoje, é ele que irá garantir ou não uma terceira idade com mais qualidade de vida.
Estudos demonstram que a partir dos 40 anos de idade, aproximadamente, o corpo humano já começa a apresentar alguns sinais de “desgaste”, e o organismo vai se tornando mais lento em suas reações, ocorrendo uma diminuição da capacidade funcional. Mas existe um caminho: A Prevenção!
Exercícios diários fazem bem para o corpo e para a mente. Aumentam a segurança nas tarefas diárias e combatem a depressão. As juntas ficam mais flexíveis. Os músculos mais resistentes. Os ossos, mais rígidos. Ajudam a combater obesidade, diabetes, colesterol e pressão alta, diminuindo o risco de doenças do coração.
Caminhada, exercícios na água, dança, alongamento e Pilates são os mais indicados, porém, é recomendável buscar orientação de um profissional de saúde antes de iniciar um programa de atividades físicas.
Exercitar a mente também é muito importante. O cérebro é como os músculos, se não exercitar, ele não se desenvolve. Aqui fica algumas dicas para exercitar a memória:
- faça palavras cruzadas, dando preferência as de fácil execução;
- mantenha hábitos afetivos saudáveis;
- participe de jogos que envolvam raciocínio;
- leia livros e comente com alguém;
- mantenha-se ativo fazendo trabalhos manuais, cursos, etc;
- anote tudo que for importante em um caderno ou agenda, para não esquecer;
- procure não se isolar. A solidão pode levar ao desânimo e a depressão;
- frequente grupos de convivência
Alimentação saudável é também fundamental para que corpo e mente se mantenham ativos. Pessoas com doenças como diabetes e colesterol alto (gordura no sangue), precisam de dietas especiais e devem consultar um médico. O consumo de muitas frutas frescas, vegetais, legumes e grãos, principalmente, integrais, deve ser incentivado.
- evite sal em exagero, temperos industrializados e frituras.
- use à vontade temperos naturais (alho, cebola, ervas como salsa, manjericão, coentro etc).
Dormir é fundamental para o descanso do corpo e da mente. Faz parte dos hábitos saudáveis que todos devemos ter.
- procure não fazer uso de produtos com cafeína, como café, chá, refrigerantes a base de cola, cigarro e álcool próximo do horário de dormir;
- as refeições devem ser feitas, de preferência, até duas horas antes de dormir, evitando beber grande quantidade de líquidos;
- usar a cama e o quarto somente para dormir. Quando estiver na cama, relaxar e ter pensamentos agradáveis;
- acordar todos os dias no mesmo horário, inclusive nos finais de semana. Se tiver sonecas durante o dia, procure fazê-las antes das 15 horas e por no máximo uma hora.
O envelhecimento não é doença, mas é fundamental prestar atenção aos sinais do corpo e visitar o serviço de saúde para consultas, exames e realização de vacinas, periodicamente.
Cuidados importantes para evitar quedas:
- evitar tapetes soltos. Utilizar tapete antiderrapante no banheiro;
- escadas e corredores devem ter corrimão dos dois lados;
- usar sapatos fechados com solado de borracha, que não escorregam;
- não andar em áreas com piso molhado, irregular ou muito liso;
- não encerar o piso de casa;
- evitar móveis e objetos espalhados pela casa;
- deixar uma luz acesa à noite para o caso de precisar se levantar;
- manter o telefone em local acessível;
- se necessário, usar bengalas, muletas ou instrumentos de apoio;
- utilizar sempre a faixa de pedestre;
- esperar que o ônibus pare completamente para subir ou descer.
Aqui no Studio Corpus Pilates temos um atendimento personalizado para você conquistar sua qualidade de vida e prolongar sua saúde.