Essa é uma questão muito importante, principalmente para aqueles que são adeptos a atividade física, pois nada mais desmotivante do que ficar sem se exercitar por alguma condição de saúde. Muitas pessoas acreditam que fazer exercício físico com hérnia de disco é algo insustentável, mas isso não é verdade!
Muitos pacientes que chegam aos consultórios de fisioterapia apresentam dores na coluna e grande parte queixa-se de hérnia de disco. Dentre eles, muitos podem praticar atividade física com supervisão de um profissional habilitado para que os treinos sejam adequados a sua condição física.
Mas antes de saber se o paciente pode ou não se exercitar, é fundamental que ele passe por uma avaliação fisioterapêutica para a análise da anamnese. Seu objetivo é verificar quais são as contraindicações relativas e absolutas para o paciente, o que pode variar de acordo com a intensidade do problema.
Alguns exercícios são mais indicados do que outros para quem tem hérnia de disco, mas é importante salientar que o diagnóstico da hérnia de disco não é um impedimento imediato para a atividade física, podendo ser tratada, também, com base na Osteopatia, antes de começar a atividade física.
Já se sabe hoje em dia que quanto maior o tempo que uma pessoa fica parada não retornando as suas atividades regulares, pior é o prognóstico do seu problema de saúde.
A hérnia de disco é caracterizada pela perda da altura e ganho do diâmetro do disco intervertebral, e pode gerar uma série de sintomas, como dor nas costas, queimação, formigamento e perda da mobilidade.
Uma consulta ao fisioterapeuta consegue examinar e avaliar se o paciente terá contraindicações absolutas ou relativas.
Qual a diferença entre contraindicações absolutas ou relativas?
As contraindicações absolutas são aquelas em que o paciente torna-se impossibilitado de desenvolver determinados exercícios, correndo o risco de ter novas crises do seu problema. As relativas são aquelas menos definitivas. O paciente se submete a um tratamento da coluna e posteriormente retorna às atividades físicas.
A boa notícia é que existem outras formas de tratamento para a hérnia de disco, como Osteopatia, e que apenas uma pequena parcela dos pacientes apresentam contraindicações absolutas, geralmente o paciente estará apto a fazer atividade física após um tratamento adequado.
O importante é que, na dúvida, o paciente passe por uma avaliação com um fisioterapeuta, pois ele é um profissional de saúde de primeiro contato e está habilitado a essa avaliação.