A dor nas costas pode ser intensa e desconfortável para o seu dia a dia, e por isso deve ser vista e tratada o mais rápido possível. A terapia manual, como base na osteopatia é uma das abordagens que apresenta melhor resultado no tratamento de dores nas costas, aliviando a dor na coluna de forma duradoura e diminuir as chances de se machucar novamente.
A terapia manual é um método de diagnóstico e tratamento, que utiliza recursos manuais para restabelecer o corpo e suas dores. O foco da osteopatia está na origem da dor e não onde ela está localizada. Quando o profissional utiliza o método, entende-se que a dor não é causa principal da lesão, mas que elas podem ser ocasionadas devido um desequilíbrio do corpo. O fisioterapeuta é um profissional de saúde de primeiro contato que pode te auxiliar nessa filosofia osteopática.
O que é a Dor nas Costas e quais os sintomas?
Dor nas costas é uma expressão normalmente utilizada para descrever o desconforto físico que ocorre em qualquer ponto da coluna ou das costas, variando de leve a incapacitante. Também pode se manifestar na região dorsal e cervical. Pode ser uma dor aguda ou crónica, tipo “pontada”, queimadura ou moedeira, surgindo subitamente ou tendo uma evolução mais lenta.
A dor pode ter uma localização específica ou se alastrar por uma determinada região, ser persistente ou surgir pontualmente a determinadas horas do dia ou da noite, e muitas vezes associada a alterações viscerais.
Os 5 principais tipos de dor nas costas são:
- Lombalgia: dor lombar – caracterizada pela dor no final da coluna. É a segunda maior causa de afastamento do trabalho e prejudica em muito as atividades do dia-a-dia.
- Cervicalgia: dor na cervical – ela aparece na parte de cima das costas, é uma das mais recorrentes e pode atingir pessoas de qualquer idade.
- Escoliose – São as alterações na curvatura da coluna e podem ocorrer devido a diversos fatores: Origem genética ou serem adquiridos ao longo da vida. Há também fatores, como a má postura e a obesidade, que podem ocasionar sérias lesões na coluna.
- Torcicolo: É uma contração dos músculos localizados na região da cervical que pode causar dor moderada a forte e afetar a rotina e as atividades do dia a dia.
As principais causas de dor nas costas incluem problemas de coluna, inflamação do nervo ciático ou pedra nos rins. Na maior parte das vezes a dor nas costas é de origem muscular e surge devido ao cansaço, levantamento de peso ou má postura
Como a terapia manual, Osteopatia, contribui para o tratamento da Dor nas Costas?
A terapia manual é uma das abordagens que apresentam melhores resultados no tratamento de dores nas costas, pois abrange, com eficácia, a maior parte das suas possíveis causas. A evidência científica também associa que pacientes tratados com terapia manual têm menos necessidade de recorrer a tratamento farmacológico.
Esse método trabalha as disfunções ao nível neuro-músculo-esquelético, visceral e craniano e relaciona-as. Além disso, através de técnicas exclusivamente manuais, procura eliminar a dor, promover o equilíbrio do corpo humano, restabelecer o movimento, a posição e a qualidade de vida.
O segredo do sucesso da intervenção, passa por uma avaliação ampla e detalhada do paciente para obter um diagnóstico de cada caso. O plano de intervenção não é igual para todos os pacientes.
O profissional também lhe dará conselhos sobre o que você pode fazer em casa para ajudar no seu tratamento. Esse método é apenas uma parte do seu tratamento. Fazer mudanças no estilo de vida e manter-se mais ativo possível, dentro de suas possibilidades, ajuda a melhorar sua dor nas costas e diminui a possibilidade dor voltar.
Estes são alguns comportamentos de prevenção da dor lombar:
- pratique atividade física de forma regular (caminhada, pilates, natação);
- procure manter o peso dentro dos parâmetros ideais para a idade;
- faça alongamentos e exercício físico específico para fortalecer o abdómen e os músculos ao redor da coluna;
- movimente-se, evite estar sentado ou na mesma posição durante muito tempo.
Ter dor é uma experiência normal sentida pelas pessoas, mas viver com dor não é normal.
O tratamento da dor começa muito antes de “serem colocadas as mãos” sobre o paciente. Começa com uma rigorosa avaliação, com o principal objetivo de perceber a causa associada ao sintoma.
Não sinta dor, procure ajuda.