A maioria das pessoas acreditam que devem procurar um fisioterapeuta apenas quando sofrem uma contusão ou um acidente. Aquela história: “Um jogador de futebol que, após uma grave contusão, precisou se ausentar dos gramados por um período e se submeter a sessões de fisioterapia.” E o trabalho com atletas, profissionais ou amadores, é uma das áreas mais conhecidas e uma das principais demandas do fisioterapeuta. No entanto, sua atuação vai muito além do esporte e do próprio tratamento de lesões musculares.
O fisioterapeuta também é um profissional de primeiro contato que pode resolver diversos outros problemas, como má postura e dificuldades respiratórias. A fisioterapia é uma das áreas mais versáteis na saúde.
O que é fisioterapia?
Um profissional que ajuda na recuperação dos movimentos e no retorno à rotina e da recuperação terapêutica de enfermidades relacionadas aos movimentos do corpo humano. Mas essa não é a única função, além do tratamento de lesões musculares, na área esportiva ou fora dela, o fisioterapeuta pode ajudar pessoas com dores e traumas em outras partes do corpo, a exemplo de pele, ossos e articulações.
Quando procurar esse profissional?
No caso de lesões e fraturas, você pode procurar um fisioterapeuta, mas é possível procurar o profissional para iniciar um tratamento e, sobretudo, na prevenção de um problema. Esse é o caso, por exemplo, dos idosos e das gestantes que buscam ter uma vida mais saudável nas respectivas fases da vida, e pode, também, atuar em áreas como:
– Recuperação esportiva – tratar e prevenir lesões de atletas;
– Doenças respiratórias – recuperar doenças como bronquite e pneumonia por meio de exercícios de controle da respiração;
– Alívio de dores – práticas terapêuticas para dores musculares;
– Melhora da postura – o RPG e o pilates oferecem melhores hábitos posturais para quem os pratica;
– Problemas de sono – a fisioterapia ajudar a resolver o bruxismo e a síndrome das pernas inquietas, que prejudicam o sono;
– Acompanhamento da gestação – preparação para o parto, melhora da postura e volta ao peso anterior;
– Incontinência urinária – tratamento de problemas urinários por meio de exercícios e aparelhos específicos;
– Ajuda na terceira idade – a fisioterapia pode ajudar os idosos a terem mais qualidade de vida.
De uma forma geral e resumida deve consultar um fisioterapeuta para:
- Tratamento de uma lesão ou dor
- Melhoria da sua postura e flexibilidade
- Melhoria da funcionalidade e da qualidade de vida
- Prevenção de lesões
- Melhoria do seu bem-estar
Como escolher um fisioterapeuta?
Assim como qualquer profissional, ele deve ser capacitado e especializado para o seu atendimento. Antes de realizar a primeira consulta, procure por recomendações de pessoas próximas e de sites de confiança. Busque também pelo registro no Conselho Regional de Fisioterapia (CREFITO), que confirma as credenciais do profissional.
O fisioterapeuta faz uma avaliação detalhada e ampla do paciente que irá identificar os fatores que estão prejudicando a lesão e, assim, definir um plano terapêutico específico e adequado para diminuir a dor e minimizar o fator que a provocou.
A sua intervenção pode ser pela terapia manual, um conjunto de exercícios específicos ou ainda pelo Pilates Clínico, dependendo sempre dos objetivos terapêuticos definidos.
Apesar da dor e da lesão serem as principais razões que motivam as pessoas a procurarem a fisioterapia, é importante perceber que o fisioterapeuta não deve ser apenas consultado nessas situações, mas é um método cada vez mais utilizado na prevenção.
Muitas vezes a nossa postura e da forma como nos movimentamos facilitam o aparecimento de lesões. É fundamental consultar um fisioterapeuta para praticar exercícios e prevenir da quantidade de ameaças que o nosso corpo sofre todos os dias, seja pelo exercício que praticamos, pelo nosso trabalho ou até mesmo pelos pequenos desconfortos que vamos sentindo no nosso dia-a-dia. O fisioterapeuta pode identificar estes pequenos hábitos, alterações e desequilíbrios e definir estratégias para prevenir o início ou agravamento da dor ou do aparecimento de lesões.
A fisioterapia é uma área ampla, que oferece muitas possibilidades de tratamento para diversos problemas. Procurar um fisioterapeuta na hora certa pode ser decisivo para a sua recuperação ou obter mais qualidade de vida.