Apesar das duas modalidades promoverem a consciência corporal, autocontrole, concentração e respiração, os métodos de yoga e pilates se diferem em um ponto essencial: Pilates é voltado para o trabalho do corpo físico, o yoga tem como foco os pontos mentais e emocionais. Outra diferença entre eles é a utilização de equipamentos específicos para a prática do pilates. Já o yoga é realizado apenas com a estrutura do próprio corpo.
Yoga
Originária da Índia e com uma história milenar. A Yoga busca o equilíbrio entre a mente e o corpo, reunindo exercícios respiratório, meditação e mantras. Trabalha aspectos mentais e emocionais, e também reflete na forma de ver e enfrentar a vida, sendo visto por muitos como uma filosofia de vida.
Atualmente os movimentos da Yoga são realizados em pequenos grupos, em um tapete próprio para a prática, que se chama “MAT”, e com a ajuda de um professor qualificado. Na Yoga é utilizado o peso do próprio corpo com variações posturas.
Benefícios
- Diminui o estresse e ansiedade, auxiliando no relaxamento, equilíbrio emocional e na sensação de paz interior;
- Melhora a concentração durante as atividades rotineiras;
- Melhora a flexibilidade e as dores corporais, principalmente através de alongamentos e da correção da postura;
- Ajuda no controle do sistema nervoso, circulação sanguínea, batimentos cardíacos, pressão arterial e capacidade respiratória;
- Promove melhores noites de sono e aumenta a energia durante o dia.
Pilates
O Pilates, criado muito tempo depois, foi idealizado pelo alemão Joseph Pilates década de 1920. A técnica estimula o controle da mente sobre os músculos. Assim, ela atua na melhora da saúde do organismo e combate diversos problemas físicos. Para isso, o pilates possui seis fundamentos básicos: concentração, respiração, centralização, precisão, controle e fluidez. Ele pode ser realizado com o auxílio de equipamentos ou simplesmente com a força do próprio corpo. Essa modalidade é especialmente benéfica para quem sofre com estresse e ansiedade, auxiliando no controle corporal e no equilíbrio geral. Ainda, os exercícios de pilates foram criados para auxiliar pessoas com problemas de postura, pois trabalham o alongamento e o relaxamento. Dentro do contexto corporal, o pilates também é voltado para quem busca maior flexibilidade e tonificação muscular. Ou seja, é uma prática completa para a saúde!
Benefícios
- Aumenta a flexibilidade, resistência física e mental, capacidade cardiorrespiratória e coordenação motora;
- Trata problemas posturais, dores e desvios na coluna;
- Tonifica a musculatura e diminui o atrito nas articulações;
- Melhora a concentração e a consciência corporal;
- Atua como uma ferramenta eficaz no tratamento de diversas patologias.
Dá para combinar os dois métodos?
Yoga e Pilates são técnicas distintas que possuem diversos benefícios em separado, mas podem ser combinadas, sim! Pois isso otimiza os seus resultados. O próprio Joseph Pilates, criador do Pilates, praticava Yoga e se inspirou no método para desenvolver as suas técnicas. Por isso, combinar as duas pode ser uma escolha extremamente bem-vinda na busca pelo bem-estar.