Qual a diferença entre alongamento e flexibilidade?

Muito se ouve falar sobre Flexibilidade e Alongamento, e quantas vezes já escutou a pergunta: “é para alongar antes ou depois do treino?”, “alongamento causa lesão?”, “é preciso alongar antes de correr?”.

Afinal, o que é alongamento?

Alongamento é para alongar as fibras musculares com objetivo de aumentar a flexibilidade do músculo, melhorar a amplitude de movimento e prevenir lesões.

Existem vários tipos de técnicas de alongamento e esses exercícios consistem na aplicação de uma força para superar a resistência do tecido conjuntivo sobre a articulação e aumentar a amplitude do movimento.

O alongamento afeta a performance muscular de diferentes maneiras, dependendo de como ele é executado e nesse momento é importante lembrar que os exercícios de alongamento podem ser aplicados de forma aguda, através de uma única sessão, ou de forma crônica, através do treinamento. Estudos afirmam que o alongamento aplicado apenas uma vez (efeito agudo) não consegue modificar o músculo permanentemente, ou seja, a unidade é alongada, mas retorna ao seu estado prévio após um tempo. Por isso a importância de um alongamento constante ao longo do tempo.

Outra situação refere-se ao fato de que, em muitos casos, os profissionais alongam estruturas que não precisam ser alongadas e deixam de alongar estruturas que se beneficiaram de um programa de treino de alongamento. Importante salientar, a importância de conhecer os limites e conquistar a consciência corporal para não se lecionar.

Quando você desenvolve a consciência corporal, você ganha uma percepção profunda e completa sobre o seu corpo, e isso ajuda você nas pequenas tarefas do seu dia a dia.

Outro benefício importante é que diminui o risco de lesão. Pois a consciência corporal traz um conhecimento na realização dos movimentos, e faz perceber a força que seu corpo possui e até onde pode você pode ir.

Importante que os exercícios de alongamentos devam fazer parte de um programa de treinamento e não utilizados de forma aleatória ou isolada. Por isso, talvez seja mais importante, nesse momento, um trabalho de aquecimento prévio à prática da atividade.

E quando a Flexibilidade “entra em jogo”?

A flexibilidade, é um adjetivo que qualifica algo como maleável, dobrável e que consegue se curvar. O conceito possui várias vertentes, relacionadas tanto ao aspecto físico quanto ao comportamental. Mas aqui vamos dar atenção a importância da flexibilidade quanto a habilidade física, as implicações causadas pela falta dela no dia a dia, e como o Pilates atua no seu desenvolvimento e manutenção.

Os estudos mostram que o exercício é benéfico para o corpo e para a mente, e temos que dar mais atenção a uma habilidade que pode melhorar a vida: A FLEXIBILIDADE.

A flexibilidade é a capacidade de realizar tarefas cotidianas com mais eficiência, conforto e naturalidade, que permite uma melhor movimentação do corpo, e aos movimentos rotineiros.

Médicos e fisioterapeutas concordam que a flexibilidade é parte vital para manter o corpo em forma e seguro, e, é o terceiro pilar para manter a forma, ao lado de condicionamento cardiovascular e o treinamento de força, segundo especialistas. Além de ajudar o corpo a atingir o nível de condicionamento físico ideal, pode desempenhar um papel na prevenção de lesões.

Para se manter flexível, é preciso: que seja flexível da forma que seu estilo de vida pede. Foque na forma que você se movimenta no seu dia. Se passa o dia todo sentado em uma mesa, dê uma atenção extra para as costas e os ombros. Se você passa seu dia carregando, mochilas, crianças e sacolas, se concentre em seus braços.

Caso você não consiga se alongar todos os dias, algumas vezes por semana pode ser tão benéfico quanto não fazer. Além disso, o alongamento pode ser relaxante ou mediante, você tem que se concentrar e respirar profundamente ouvindo seu corpo e sua respiração.

Quanto mais praticar o alongamento, mais você sentirá os músculos relaxarem, devido ao aumento do fluxo sanguíneo. Mas é importante ter uma consciência corporal e ir até o seu ponto de resistência, o alongamento não deve doer.

Clinicamente, a flexibilidade seria o objetivo de um programa de treinamento baseado em exercícios de alongamento.

A flexibilidade deve ser levada em consideração tanto no treinamento para performance quanto no treinamento dos programas de reabilitação. Na maioria das vezes, a manifestação da flexibilidade durante as habilidades esportivas é diferente do teste de flexibilidade de forma estática.

 

Cadastre-se receba nossa NEWSLETTER

Pilates para homens

Fazer Pilates pode ser muito bom para os homens! Eles geralmente exercitam poucos músculos, focando-se nos bíceps, tríceps, no peitoral e no abdômen. Porém, essa preferência acaba deixando o corpo desequilibrado e confere malefícios estéticos. Aderir à prática de Pilates, inclusive como um complemento da musculação e de outros esportes, corrige esse desbalanceamento, ao estimular e trabalhar o corpo todo, até mesmo aquelas partes ignoradas nos treinos de academia.

Aulas personalizadas para todo homem praticar sem medo!

Isso acontece porque o Pilates atua com movimentos não-repetitivos que não utilizam impacto e que apresentam alta intensidade. Através de aparelhos ou de exercícios solo, os movimentos de Pilates contemplam todos os músculos do corpo, desde os mais profundos até os mais superficiais, alongando, fortalecendo e corrigindo os vícios da postura, do abdômen, do tórax, dos ombros e de tantas outras partes.

Assim, o homem terá um corpo mais definido, bonito e sarado. E mais ainda, ele poderá ter um condicionamento melhor em outros esportes, ser mais flexível, ter maior consciência corporal e coordenação motora. Conte, então, com a Studio Corpus Pilates para ter aulas personalizadas segundo os interesses e necessidades específicas do público masculino, tudo para que você tenha o melhor resultado no menor prazo.

Pilates para mulheres

Os exercícios de Pilates têm o poder de resolver uma série de problemas relacionados à postura e à condição física, através de atividades de baixo impacto e alta intensidade, trazendo muitos benefícios à vida de qualquer mulher. O Pilates tonifica os músculos, corrige a postura, elimina dores e lesões, reduz os níveis de stress e ainda distribui melhor a gordura, deixando as mulheres muito mais bonitas, saudáveis e felizes.

Pilates: vantagens para o corpo e a mente de qualquer mulher

Fazer Pilates consiste em realizar uma série de exercícios que estimulam e alongam todos os músculos do corpo, desde os mais superficiais até os mais profundos. Utilizando-se da fisionomia do próprio corpo, essa atividade física trabalha as partes superiores e inferiores, o abdômen, a coluna cervical, o pescoço e outros tantos órgãos, deixando-os fortalecidos, corrigindo erros e vícios e melhorando sua aparência.

E não é só isso! Outros benefícios do Pilates consistem em melhorar a concentração e em trazer relaxamento, já que o Pilates exige que a pessoa use e abuse da respiração, tenha foco e determinação e evite pensar em problemas durante sua prática. Assim, mulheres de todas as idades e perfil podem se beneficiar com essa atividade secular, que já é adotada há décadas por pessoas do mundo todo.

Pilates para idosos

A chegada da chamada melhor idade traz a necessidade de atenção específica à saúde e aos exercícios físicos de qualquer pessoa. A composição óssea e o tônus muscular e dos ligamentos, além do equilíbrio postural, tendem a perder qualidade com o passar dos anos. Por isso, a prática de Pilates para idosos é fundamental para restaurar a qualidade de vida e preservá-la ao longo dessa nova e delicada fase.

Um exercício perfeito quando a atenção precisa ser redobrada

Pilates, diferentemente de outros exercícios e práticas físicas, é perfeito para essa fase da vida, em virtude de sua filosofia. Trata-se de uma modalidade que não causa impactos, já que seus movimentos utilizam a própria anatomia dos músculos humanos. Assim, até mesmo os idosos mais debilitados podem se beneficiar, tendo em vista que eles ganharão qualidade de vida ao passo em que corrigem seus vícios e seus problemas de saúde.

Os movimentos não são repetitivos, de modo que todos os músculos do corpo são exercitados, de formas diferentes e adversas ao longo das aulas. Assim, os idosos poderão fortalecer sua postura, suas juntas, suas articulações, seu equilíbrio, sua flexibilidade e sua coordenação motora, tudo isso enquanto eles movimentam seu corpo e desestressam a mente. Logo, para a melhor idade ficar ainda melhor, conte com as vantagens e os benefícios do Pilates!

Pilates para gestantes

O parto e os cuidados com o bebê depois do nascimento exigem muito do corpo. Use a gestação para se preparar, praticando o Pilates. Afinal, trata-se de um período ideal para fortalecer seu corpo e sua mente com tranquilidade. Os profissionais da Studio Corpus Pilates estão prontos para atendê-la nesse momento tão importante de sua vida, sempre respeitando seus limites e atendendo às suas expectativas.

Uma prática cuidadosa e detalhista, perfeita para as futuras mamães

Recomenda-se fazer Pilates a partir do terceiro mês de gestação, até o sétimo mês. As aulas da Studio Corpus Pilates focam em movimentos musculares completamente benéficos para a saúde da mãe e do bebê, como o abdômen, os glúteos, a parte inferior das costas, as pernas e a postura, os quais não utilizam impacto. Com isso, a gestante poderá amenizar as dores da transformação do corpo, facilitar o trabalho de parto, acelerar a recuperação física pós-parto, aumentar a oxigenação do feto e se desestressar durante o vai-e-vem hormonal da gestação.

A equipe da Studio Corpus Pilates sabe até que ponto a gestante pode ir para que o Pilates não deixe de se tornar benéfico para se tornar prejudicial. Por isso, conte com as suas aulas personalizadas, que trarão mais saúde e vantagens às futuras mamães, através de movimentos cuidados e detalhistas, feitos com amor para quem mais precisa.

×