Quais são as doenças e dores que podem ser tratadas com a osteopatia?

A Terapia Manual, com base em osteopatia, é indicada para todos. Como forma preventiva até a eliminação da dor. É um tratamento que traz equilíbrio e melhor relação com o próprio organismo. O osteopata não elimina apenas as consequências do problema, mas procura a razão do sintoma para trazer bem-estar ao paciente. Sendo assim, utiliza as mãos como instrumento, recorrendo a várias técnicas terapêuticas manuais, sendo elas:

  • estruturais (ajustes nas articulações),
  • musculares (tratamento de músculos e tendões),
  • cranianas (partem do crânio para tratar o corpo),
  • viscerais (órgãos e a relação entre eles),
  • linfáticas e imunitárias (sistema linfático e imunitário)
  • faciais (tecidos faciais).

Muitas pessoas sentem dores do corpo causadas por problemas de articulações, ossos e músculos, e acreditam que a melhor solução é tomar medicamentos ou realizar cirurgias. No entanto, a osteopatia é um meio alternativo e menos invasivo para seu corpo, sendo também indicado como terapia complementar.

Através da intervenção manual sobre os tecidos a osteopatia restabelece a função das estruturas e sistemas corporais.

O tratamento faz com que o corpo trabalhe no seu equilíbrio interno, independentemente das alterações do ambiente externo, ou seja, capaz de se auto equilibrar, resultando em um processo de bem-estar natural.

Quem pode fazer a osteopatia?

Todas as pessoas que visam eliminar sua dor. Mas osteopatia não é recomendada para pessoas que tenham alterações no corpo que levam a fragilidade dos ossos, como a osteoporose grave e a metástase óssea, por exemplo, pois pode piorar os sintomas e causar outros problemas de saúde.

Além disso, esta técnica não é indicada para pessoas que tem artrite grave, fraturas nos ossos, distúrbios que afetam a coagulação do sangue ou que façam uso de medicamentos para afinar o sangue, como a varfarina. Além disso, pessoas com esclerose múltipla, que é uma doença autoimune caracterizada pelo comprometimento do sistema nervoso e que pode ter como sintoma dor e fraqueza muscular, também não devem fazer a osteopatia.

Como a osteopatia é feita?

Essa técnica reconhece sintomas clínicos de cada paciente e suas consequências que são múltiplos fatores físicos e não apenas uma única causa.

Os cuidados osteopáticos incorporam uma ampla gama de abordagens para a manutenção da saúde e do tratamento da doença. Ela abraça o conceito da unidade da estrutura do indivíduo (anatomia) e função (fisiologia). A Osteopatia é uma abordagem centrada na pessoa e nos cuidados de saúde, em vez de centrada na doença.

A primeira sessão comporta um exame completo: A ANAMNESE.  É uma entrevista realizada pelo profissional que tem como objetivo ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença. Após a entrevista, o profissional vai evidenciar todas as alterações que o paciente apresenta e irá elaborar o método específico para cada paciente com duas etapas importantes para eliminar a dor e conquistar sua saúde.

A osteopatia tem como ênfase principal a integridade estrutural e funcional do corpo. O objetivo é devolver a funcionalidade do corpo sem causar danos ao paciente, restaurando os movimentos para a recuperação máxima do sistema musculoesquelético.

Se você está se perguntando sobre a validade dessa terapia, não há motivo para preocupação. O tratamento é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) há mais de uma década, sendo inclusive recomendado e incentivado pela entidade. No Brasil, existe uma regulamentação pelo Coffito (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), o qual qualifica o fisioterapeuta como profissional habilitado para ter essa especialização.

Lembre-se que o fisioterapeuta é um profissional de saúde de primeiro contato. Se você sente algum tipo de dor, aqui no Studio Corpus Pilates podemos ajudar você.

Cadastre-se receba nossa NEWSLETTER

Pilates para homens

Fazer Pilates pode ser muito bom para os homens! Eles geralmente exercitam poucos músculos, focando-se nos bíceps, tríceps, no peitoral e no abdômen. Porém, essa preferência acaba deixando o corpo desequilibrado e confere malefícios estéticos. Aderir à prática de Pilates, inclusive como um complemento da musculação e de outros esportes, corrige esse desbalanceamento, ao estimular e trabalhar o corpo todo, até mesmo aquelas partes ignoradas nos treinos de academia.

Aulas personalizadas para todo homem praticar sem medo!

Isso acontece porque o Pilates atua com movimentos não-repetitivos que não utilizam impacto e que apresentam alta intensidade. Através de aparelhos ou de exercícios solo, os movimentos de Pilates contemplam todos os músculos do corpo, desde os mais profundos até os mais superficiais, alongando, fortalecendo e corrigindo os vícios da postura, do abdômen, do tórax, dos ombros e de tantas outras partes.

Assim, o homem terá um corpo mais definido, bonito e sarado. E mais ainda, ele poderá ter um condicionamento melhor em outros esportes, ser mais flexível, ter maior consciência corporal e coordenação motora. Conte, então, com a Studio Corpus Pilates para ter aulas personalizadas segundo os interesses e necessidades específicas do público masculino, tudo para que você tenha o melhor resultado no menor prazo.

Pilates para mulheres

Os exercícios de Pilates têm o poder de resolver uma série de problemas relacionados à postura e à condição física, através de atividades de baixo impacto e alta intensidade, trazendo muitos benefícios à vida de qualquer mulher. O Pilates tonifica os músculos, corrige a postura, elimina dores e lesões, reduz os níveis de stress e ainda distribui melhor a gordura, deixando as mulheres muito mais bonitas, saudáveis e felizes.

Pilates: vantagens para o corpo e a mente de qualquer mulher

Fazer Pilates consiste em realizar uma série de exercícios que estimulam e alongam todos os músculos do corpo, desde os mais superficiais até os mais profundos. Utilizando-se da fisionomia do próprio corpo, essa atividade física trabalha as partes superiores e inferiores, o abdômen, a coluna cervical, o pescoço e outros tantos órgãos, deixando-os fortalecidos, corrigindo erros e vícios e melhorando sua aparência.

E não é só isso! Outros benefícios do Pilates consistem em melhorar a concentração e em trazer relaxamento, já que o Pilates exige que a pessoa use e abuse da respiração, tenha foco e determinação e evite pensar em problemas durante sua prática. Assim, mulheres de todas as idades e perfil podem se beneficiar com essa atividade secular, que já é adotada há décadas por pessoas do mundo todo.

Pilates para idosos

A chegada da chamada melhor idade traz a necessidade de atenção específica à saúde e aos exercícios físicos de qualquer pessoa. A composição óssea e o tônus muscular e dos ligamentos, além do equilíbrio postural, tendem a perder qualidade com o passar dos anos. Por isso, a prática de Pilates para idosos é fundamental para restaurar a qualidade de vida e preservá-la ao longo dessa nova e delicada fase.

Um exercício perfeito quando a atenção precisa ser redobrada

Pilates, diferentemente de outros exercícios e práticas físicas, é perfeito para essa fase da vida, em virtude de sua filosofia. Trata-se de uma modalidade que não causa impactos, já que seus movimentos utilizam a própria anatomia dos músculos humanos. Assim, até mesmo os idosos mais debilitados podem se beneficiar, tendo em vista que eles ganharão qualidade de vida ao passo em que corrigem seus vícios e seus problemas de saúde.

Os movimentos não são repetitivos, de modo que todos os músculos do corpo são exercitados, de formas diferentes e adversas ao longo das aulas. Assim, os idosos poderão fortalecer sua postura, suas juntas, suas articulações, seu equilíbrio, sua flexibilidade e sua coordenação motora, tudo isso enquanto eles movimentam seu corpo e desestressam a mente. Logo, para a melhor idade ficar ainda melhor, conte com as vantagens e os benefícios do Pilates!

Pilates para gestantes

O parto e os cuidados com o bebê depois do nascimento exigem muito do corpo. Use a gestação para se preparar, praticando o Pilates. Afinal, trata-se de um período ideal para fortalecer seu corpo e sua mente com tranquilidade. Os profissionais da Studio Corpus Pilates estão prontos para atendê-la nesse momento tão importante de sua vida, sempre respeitando seus limites e atendendo às suas expectativas.

Uma prática cuidadosa e detalhista, perfeita para as futuras mamães

Recomenda-se fazer Pilates a partir do terceiro mês de gestação, até o sétimo mês. As aulas da Studio Corpus Pilates focam em movimentos musculares completamente benéficos para a saúde da mãe e do bebê, como o abdômen, os glúteos, a parte inferior das costas, as pernas e a postura, os quais não utilizam impacto. Com isso, a gestante poderá amenizar as dores da transformação do corpo, facilitar o trabalho de parto, acelerar a recuperação física pós-parto, aumentar a oxigenação do feto e se desestressar durante o vai-e-vem hormonal da gestação.

A equipe da Studio Corpus Pilates sabe até que ponto a gestante pode ir para que o Pilates não deixe de se tornar benéfico para se tornar prejudicial. Por isso, conte com as suas aulas personalizadas, que trarão mais saúde e vantagens às futuras mamães, através de movimentos cuidados e detalhistas, feitos com amor para quem mais precisa.

×