A Terapia Manual, com base em osteopatia, é indicada para todos. Como forma preventiva até a eliminação da dor. É um tratamento que traz equilíbrio e melhor relação com o próprio organismo. O osteopata não elimina apenas as consequências do problema, mas procura a razão do sintoma para trazer bem-estar ao paciente. Sendo assim, utiliza as mãos como instrumento, recorrendo a várias técnicas terapêuticas manuais, sendo elas:
- estruturais (ajustes nas articulações),
- musculares (tratamento de músculos e tendões),
- cranianas (partem do crânio para tratar o corpo),
- viscerais (órgãos e a relação entre eles),
- linfáticas e imunitárias (sistema linfático e imunitário)
- faciais (tecidos faciais).
Muitas pessoas sentem dores do corpo causadas por problemas de articulações, ossos e músculos, e acreditam que a melhor solução é tomar medicamentos ou realizar cirurgias. No entanto, a osteopatia é um meio alternativo e menos invasivo para seu corpo, sendo também indicado como terapia complementar.
Através da intervenção manual sobre os tecidos a osteopatia restabelece a função das estruturas e sistemas corporais.
O tratamento faz com que o corpo trabalhe no seu equilíbrio interno, independentemente das alterações do ambiente externo, ou seja, capaz de se auto equilibrar, resultando em um processo de bem-estar natural.
Quem pode fazer a osteopatia?
Todas as pessoas que visam eliminar sua dor. Mas osteopatia não é recomendada para pessoas que tenham alterações no corpo que levam a fragilidade dos ossos, como a osteoporose grave e a metástase óssea, por exemplo, pois pode piorar os sintomas e causar outros problemas de saúde.
Além disso, esta técnica não é indicada para pessoas que tem artrite grave, fraturas nos ossos, distúrbios que afetam a coagulação do sangue ou que façam uso de medicamentos para afinar o sangue, como a varfarina. Além disso, pessoas com esclerose múltipla, que é uma doença autoimune caracterizada pelo comprometimento do sistema nervoso e que pode ter como sintoma dor e fraqueza muscular, também não devem fazer a osteopatia.
Como a osteopatia é feita?
Essa técnica reconhece sintomas clínicos de cada paciente e suas consequências que são múltiplos fatores físicos e não apenas uma única causa.
Os cuidados osteopáticos incorporam uma ampla gama de abordagens para a manutenção da saúde e do tratamento da doença. Ela abraça o conceito da unidade da estrutura do indivíduo (anatomia) e função (fisiologia). A Osteopatia é uma abordagem centrada na pessoa e nos cuidados de saúde, em vez de centrada na doença.
A primeira sessão comporta um exame completo: A ANAMNESE. É uma entrevista realizada pelo profissional que tem como objetivo ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença. Após a entrevista, o profissional vai evidenciar todas as alterações que o paciente apresenta e irá elaborar o método específico para cada paciente com duas etapas importantes para eliminar a dor e conquistar sua saúde.
A osteopatia tem como ênfase principal a integridade estrutural e funcional do corpo. O objetivo é devolver a funcionalidade do corpo sem causar danos ao paciente, restaurando os movimentos para a recuperação máxima do sistema musculoesquelético.
Se você está se perguntando sobre a validade dessa terapia, não há motivo para preocupação. O tratamento é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) há mais de uma década, sendo inclusive recomendado e incentivado pela entidade. No Brasil, existe uma regulamentação pelo Coffito (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), o qual qualifica o fisioterapeuta como profissional habilitado para ter essa especialização.
Lembre-se que o fisioterapeuta é um profissional de saúde de primeiro contato. Se você sente algum tipo de dor, aqui no Studio Corpus Pilates podemos ajudar você.