A Fisioterapia Osteopática é considerada uma Especialidade Profissional pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). A Resolução Nº 398, de 03 de Agosto de 2011, dispõe sobre a especialidade de Osteopatia. Essa é uma carreira de saúde regulamentada e ideal para profissionais que querem fazer uma diferença positiva na vida do paciente.
O que é osteopatia?
A osteopatia é uma abordagem que utiliza predominantemente as técnicas manuais com o objetivo de restaurar o bem-estar geral dos pacientes. A filosofia é o principal diferencial do método. Para os profissionais dessa área, o foco do tratamento é encontrar o equilíbrio do corpo como um todo, não somente de uma parte específica.
Com uma metodologia própria, que engloba conhecimentos da anatomia, a osteopatia tem o intuito de restabelecer a função das estruturas e sistemas, auxiliando na recuperação, manutenção e restabelecimento da harmonia entre o corpo e mente.
Se você pensar bem sobre o que é a osteopatia na fisioterapia, vai perceber que elas dividem o mesmo objetivo: reabilitar a saúde. O fisioterapeuta especialista na área reconhece que cada indivíduo expressa sua condição de saúde e doença de maneiras distintas. Nesse sentido, é importante identificar as alterações físicas da estrutura corporal para evitar o aparecimento e perpetuação das condições clínicas.
O que faz fisioterapeuta osteopata?
O Fisioterapeuta osteopata é o profissional que se especializou em osteopatia. A Formação Profissional em Osteopatia amplia a visão do Fisioterapeuta, de modo que ele seja um profissional com conhecimentos profundos em anatomia, biomecânica, fisiologia e patologia. Ele pode atuar em diferentes frentes, da mesma forma que a fisioterapia tradicional, ou em parceria com outros profissionais da saúde.
O objetivo do tratamento é sempre reabilitar a saúde do paciente que procurou pelo atendimento. Durante um atendimento de osteopatia, o profissional utiliza técnicas manuais, com alguns movimentos nas articulações, músculos, ligamentos e nervos do paciente para aliviar a dor e melhorar a mobilidade da parte do corpo. Ele também está capacitado para orientar os pacientes sobre os hábitos mais adequados para a situação.
Qual a diferença entre fisioterapeuta e osteopata?
A osteopatia na fisioterapia é uma especialidade. As duas áreas trabalham juntas e podem tratar as mesmas condições, mas possuem abordagens diferentes, baseadas em seus conceitos. Enquanto a fisioterapia tem uma interferência mais específica, a osteopatia enxerga o corpo como uma unidade e o profissional está mais preocupado com o sistema do que apenas com o sintoma.
Embora tenham similaridades, as áreas não são iguais. Muitas pessoas confundem as áreas de estudos, mas basta uma boa pesquisa para entender como uma pode contribuir com a outra. Inclusive, essa é a visão que deve existir entre os profissionais: colaboração. Como no Brasil a especialização em osteopatia só pode ser feita por fisioterapeutas formados, elas andam juntas!
Aqui no Studio Corpus Pilates não tratamos PACIENTES, mas PESSOAS.
Entre em contato.
Fonte: https://www.osteopatiamadrid.com.br/