O que é core abdominal?
A função do CORE é estabilizar a coluna e a pélvis durante os movimentos, manter um adequado alinhamento da coluna, criar movimentos eficientes da cadeia cinética, propiciar uma base de suporte para os movimentos dos membros, gerar força para os movimentos do tronco e prevenir lesões.
O CORE é uma unidade integrada, o sistema ativo é somente uma parte da unidade. Para que ele funcione de forma adequada, é preciso que haja uma coordenação eficiente entre os três sistemas (passivo, ativo e nervoso).
No treinamento do CORE, os músculos devem ser suficientemente fortes para estabilizar, mas também devem ser recrutados de forma apropriada. Tradicionalmente, o treinamento do CORE tem se caracterizado por treinar os grandes músculos globais. Negligenciar os músculos locais pode deixá-los “potencialmente” enfraquecidos e, assim, afetar a estabilidade da coluna.
Os benefícios do treinamento do CORE são:
- Assegura um apropriado equilíbrio muscular
- Propicia a estabilidade
- Aumenta a força postural dinâmica
- Assegura o funcionamento apropriado da cadeia cinética por inteiro.
Todos esses benefícios podem ser sumarizados em um único termo: eficiência neuromuscular.
O Core é considerado o centro de produção de força. É nele que se localiza o centro de gravidade, e é por meio dele que se originam todos os movimentos. Vinte e nove músculos (incluindo os oblíquos – interno e externo -, o transverso do abdômen, os multifídios, o reto abdominal, os glúteos, o quadrado lombar e os músculos do assoalho pélvico) compõem o Core e são eles que suportam o complexo quadril-pélvico-lombar.
Como fortalecer o músculo do core?
Muitas pessoas acreditam que o fortalecimento do core só acontece por meio de um treinamento de abdominais. E apesar de definir o abdome, esse não é o único objetivo dos exercícios de core, ele também tem o foco na parte de trás. Isso porque envolve os músculos da pelve, quadril, abdômen, região lombar, costas e glúteos.
Para obter o fortalecimento do core, muitos exercícios vão exigir posições que estimulam a manutenção do equilíbrio e da estabilidade.
Por que fortalecer o core?
Fortalecer o core com atividades físicas adequadas é essencial para proporcionar bem-estar e mais qualidade de vida. Especialmente nesses tempos, em que uma boa parte das pessoas exerce atividades profissionais em que permanece sentada a maior parte do dia. E, na maioria das vezes, permanecem em uma postura inadequada, que pode enfraquecer o core.
E quando você fortalece esse conjunto de musculatura vai obter benefícios como:
· Mais equilíbrio e controle do corpo
· Melhora a postura
· Mais potência na musculatura central e periférica
· Menos dores nas costas
· Redução dos riscos de lesões
· Mais eficiência nos movimentos
A boa notícia é que o Pilates trabalha intensamente com o Core ativado de forma integrada com os movimentos, através da respiração. O trabalho realizado com a técnica faz com que o músculo transverso do abdômen (responsável pela sustentação da coluna) e o assoalho pélvico (responsável pela elevação dos órgãos) sejam estimulados.
No Studio Corpus Pilates temos atendimento personalizado para você. Entre em contato.