O que é Artose e como a fisioterapia pode te ajudar?

A artrose (ou osteoartrose) é uma doença degenerativa que afeta as cartilagens, que são os tecidos que protegem as articulações. Com o seu desgaste, aumenta o atrito entre os ossos, o que provoca desconforto, dor, inflamações e deformações, dificultando e até impossibilitando movimentos.  A artrose costuma se manifestar com maior frequência nas articulações da coluna, mãos, quadril e joelhos.

Como ocorre?

Por ser uma doença das articulações, identificá-la pode não ser assim tão simples.

Dentre os seus principais sintomas, podemos destacar:

  1. Movimentos limitados nas articulações afetadas pela condição;
  2. Dores nas articulações acometidas – que costumam ser mais expressivas no fim da tarde e noite;
  3. Rangido, aumento da temperatura e inchaço das articulações em questão;
  4. Rigidez da articulação após períodos de inatividade, como quando a pessoa fica algumas horas deitada no sofá ou sentada na cadeira, por exemplo.

Geralmente a artose está associada ao envelhecimento, o problema é mais frequente nas articulações de carga, ou seja, naquelas que suportam mais peso, como pés, quadril, coluna e, principalmente, joelhos.

Estudos internacionais mostram que 6% da população acima dos 30 anos já apresenta sintomas de artrose de joelho. Acima dos 45 anos, os casos sobem para quase 28%, sendo 16% deles pacientes com quadros de dor ou limitação motora. Obesidade e excessos na prática de esportes e atividades físicas aumentam os riscos.

A artrose pode ser primária ou secundária, e antes de determinar as suas causas, é preciso identificar o tipo:

  • A artrose primária geralmente tem duas causas: o envelhecimento natural da pessoa ou uso em excesso de determinada articulação. O uso contínuo e excessivo, muito comum em atletas, ou como consequência de determinadas ações repetitivas, é um problema, pois causa a degeneração do líquido sinovial, que é o fluido que existe entre as articulações, e compromete também a cartilagem que é recoberta (banhada) por este líquido (chamada de membrana sinovial).
  • A artrose secundária costuma ser decorrente de outras condições já existentes no indivíduo. Entre elas, destacamos a obesidade, anomalias congênitas das articulações (que podem ocorrer no nascimento), distúrbios hormonais, diabetes, gota, doença de Paget, hipotireoidismo ou artrite reumatoide.

Já os fatores de risco, ou seja, gatilhos que podem levar ao desenvolvimento da condição, são os seguintes: idade avançada, lesões nas articulações, deformidades nos ossos e biomecânica errada (desalinhamento articular).

Como prevenir?

Além da idade, existem fatores que favorecem o aparecimento da artose. Um dos mais importantes é o sobrepeso, que produz uma sobrecarga nas articulações. Então é importante que a alimentação seja equilibrada e saudável, para evitar o sobrepeso.

Outro fator importante é a atividade física, evitando exercícios de impacto. As atividades devem ser de maneira regular para que as articulações tenham frequência nos seus movimentos. Atividade de apenas de “final de semana” podem apresentam grande risco de lesões articulares, porque irá compensar o sedentarismo da semana inteira em pouco tempo.

Como tratar?

Tratamentos auxiliam tanto no mantimento da função articular e movimentação quanto na redução das dores. Entre eles, temos:

  • Fisioterapia: a fisioterapia, através de técnicas como a osteopatia e a fisioterapia esportiva, é uma das maneiras mais eficazes de se garantir uma vida livre dos sintomas da artrose;
  • Tratamento com medicamentos: inclui anti-inflamatórios não esteroides para alívio da dor e redução de inflamação;
  • Infiltrações: por meio de injeções de ácido hialurônico ou de cortisona para alívio das dores articulares, acontece quando o tratamento conservador não é o suficiente;

A fisioterapia é um recurso que pode beneficiar o paciente. O diagnóstico e o tratamento precoces são fundamentais para retardar a progressão da doença e garantir melhor qualidade de vida. Deve ser realizada preferencialmente todos os dias, com descanso nos fins de semana, mas quando não existe esta possibilidade, recomenda-se fazer a fisioterapia pelo menos 3 vezes por semana.

Além das técnicas de fisioterapia, outro recurso muito rico que pode ser utilizado pelo fisioterapeuta é a Terapia Manual. As técnicas manuais como as massagens e as mobilizações articulares são de grande importância para manter as articulações devidamente irrigadas e alinhadas.

Se você sente esse sintoma, procure ajuda. Lembre-se que o fisioterapeuta é um profissional da saúde de primeiro contato.

Cadastre-se receba nossa NEWSLETTER

Pilates para homens

Fazer Pilates pode ser muito bom para os homens! Eles geralmente exercitam poucos músculos, focando-se nos bíceps, tríceps, no peitoral e no abdômen. Porém, essa preferência acaba deixando o corpo desequilibrado e confere malefícios estéticos. Aderir à prática de Pilates, inclusive como um complemento da musculação e de outros esportes, corrige esse desbalanceamento, ao estimular e trabalhar o corpo todo, até mesmo aquelas partes ignoradas nos treinos de academia.

Aulas personalizadas para todo homem praticar sem medo!

Isso acontece porque o Pilates atua com movimentos não-repetitivos que não utilizam impacto e que apresentam alta intensidade. Através de aparelhos ou de exercícios solo, os movimentos de Pilates contemplam todos os músculos do corpo, desde os mais profundos até os mais superficiais, alongando, fortalecendo e corrigindo os vícios da postura, do abdômen, do tórax, dos ombros e de tantas outras partes.

Assim, o homem terá um corpo mais definido, bonito e sarado. E mais ainda, ele poderá ter um condicionamento melhor em outros esportes, ser mais flexível, ter maior consciência corporal e coordenação motora. Conte, então, com a Studio Corpus Pilates para ter aulas personalizadas segundo os interesses e necessidades específicas do público masculino, tudo para que você tenha o melhor resultado no menor prazo.

Pilates para mulheres

Os exercícios de Pilates têm o poder de resolver uma série de problemas relacionados à postura e à condição física, através de atividades de baixo impacto e alta intensidade, trazendo muitos benefícios à vida de qualquer mulher. O Pilates tonifica os músculos, corrige a postura, elimina dores e lesões, reduz os níveis de stress e ainda distribui melhor a gordura, deixando as mulheres muito mais bonitas, saudáveis e felizes.

Pilates: vantagens para o corpo e a mente de qualquer mulher

Fazer Pilates consiste em realizar uma série de exercícios que estimulam e alongam todos os músculos do corpo, desde os mais superficiais até os mais profundos. Utilizando-se da fisionomia do próprio corpo, essa atividade física trabalha as partes superiores e inferiores, o abdômen, a coluna cervical, o pescoço e outros tantos órgãos, deixando-os fortalecidos, corrigindo erros e vícios e melhorando sua aparência.

E não é só isso! Outros benefícios do Pilates consistem em melhorar a concentração e em trazer relaxamento, já que o Pilates exige que a pessoa use e abuse da respiração, tenha foco e determinação e evite pensar em problemas durante sua prática. Assim, mulheres de todas as idades e perfil podem se beneficiar com essa atividade secular, que já é adotada há décadas por pessoas do mundo todo.

Pilates para idosos

A chegada da chamada melhor idade traz a necessidade de atenção específica à saúde e aos exercícios físicos de qualquer pessoa. A composição óssea e o tônus muscular e dos ligamentos, além do equilíbrio postural, tendem a perder qualidade com o passar dos anos. Por isso, a prática de Pilates para idosos é fundamental para restaurar a qualidade de vida e preservá-la ao longo dessa nova e delicada fase.

Um exercício perfeito quando a atenção precisa ser redobrada

Pilates, diferentemente de outros exercícios e práticas físicas, é perfeito para essa fase da vida, em virtude de sua filosofia. Trata-se de uma modalidade que não causa impactos, já que seus movimentos utilizam a própria anatomia dos músculos humanos. Assim, até mesmo os idosos mais debilitados podem se beneficiar, tendo em vista que eles ganharão qualidade de vida ao passo em que corrigem seus vícios e seus problemas de saúde.

Os movimentos não são repetitivos, de modo que todos os músculos do corpo são exercitados, de formas diferentes e adversas ao longo das aulas. Assim, os idosos poderão fortalecer sua postura, suas juntas, suas articulações, seu equilíbrio, sua flexibilidade e sua coordenação motora, tudo isso enquanto eles movimentam seu corpo e desestressam a mente. Logo, para a melhor idade ficar ainda melhor, conte com as vantagens e os benefícios do Pilates!

Pilates para gestantes

O parto e os cuidados com o bebê depois do nascimento exigem muito do corpo. Use a gestação para se preparar, praticando o Pilates. Afinal, trata-se de um período ideal para fortalecer seu corpo e sua mente com tranquilidade. Os profissionais da Studio Corpus Pilates estão prontos para atendê-la nesse momento tão importante de sua vida, sempre respeitando seus limites e atendendo às suas expectativas.

Uma prática cuidadosa e detalhista, perfeita para as futuras mamães

Recomenda-se fazer Pilates a partir do terceiro mês de gestação, até o sétimo mês. As aulas da Studio Corpus Pilates focam em movimentos musculares completamente benéficos para a saúde da mãe e do bebê, como o abdômen, os glúteos, a parte inferior das costas, as pernas e a postura, os quais não utilizam impacto. Com isso, a gestante poderá amenizar as dores da transformação do corpo, facilitar o trabalho de parto, acelerar a recuperação física pós-parto, aumentar a oxigenação do feto e se desestressar durante o vai-e-vem hormonal da gestação.

A equipe da Studio Corpus Pilates sabe até que ponto a gestante pode ir para que o Pilates não deixe de se tornar benéfico para se tornar prejudicial. Por isso, conte com as suas aulas personalizadas, que trarão mais saúde e vantagens às futuras mamães, através de movimentos cuidados e detalhistas, feitos com amor para quem mais precisa.

×