Fisioterapeuta como profissional de saúde de primeiro contato.
Você sabia que você não precisa de encaminhamento médico para procurar um fisioterapeuta?

De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), o fisioterapeuta é um profissional de primeiro contato, e isso significa que você pode se consultar com ele quando sentir necessidade, sem precisar de outro encaminhamento médico.

Sua atuação é realizada em todos os níveis da saúde, seja nos cuidados primários, secundários ou terciários, e estão habilitados a exercer o incentivo à saúde, a prevenção de doenças, reabilitação e cura dos pacientes, e não se faz necessário o encaminhamento de outro profissional de saúde para que o paciente resolva seu problema, principalmente quando ele é musculoesquelético, a não ser que a queixa do paciente seja outra e através da avaliação que o profissional faz pode ser encaminhado para outros profissionais.

Estes critérios são denominados de “bandeiras” que sinalizam algumas condições clínicas e outros fatores que podem estar relacionadas à fatores patológicos e a outras doenças associadas. Na consulta é realizada a avaliação cinético funcional que tem a finalidade de demonstrar, por meio de métodos e técnicas, as consequências da lesão que o paciente apresenta.

“O fisioterapeuta é o profissional conhecedor do campo de atuação da Fisioterapia e não há como um outro profissional da saúde indicar ou sugerir condutas fisioterapêuticas”, afirma Lívio Falcão, conselheiro efetivo e coordenador do departamento de fiscalização do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 12ª Região (CREFITO12).

A Fisioterapia foi regulamentada no Brasil em 13 de outubro de 1969, pelo decreto de lei 938, e o texto do artigo 3º cita: “É atividade privativa do fisioterapeuta executar métodos e técnicas fisioterapêuticas com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente”.

Portanto, pelo que se apresenta, nos termos da legislação de regência no artigo 5º, XIII, da Constituição de 1988, o exercício da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional é livre e independente de outras profissões desde que atendidas as exigências da lei 6.316/75.

Os fisioterapeutas como os outros profissionais da saúde, exercem suas profissões de forma autônoma e independente por serem também profissionais de primeira abordagem. A atuação do fisioterapeuta como profissional de primeiro contato é mais conhecida no atendimento particular ou privado, e isso se deve principalmente pela hierarquia social instituída, em que faz acreditar que é obrigatoriamente primeiramente ir ao médico, receber o diagnóstico para depois procurar pelo fisioterapeuta.

É evidente o desconhecimento da assistência fisioterapêutica ser a primeira opção dos pacientes, por esse motivo cabe ao próprio profissional divulgar essa informação em seu círculo social e familiar.

Cadastre-se receba nossa NEWSLETTER

Pilates para homens

Fazer Pilates pode ser muito bom para os homens! Eles geralmente exercitam poucos músculos, focando-se nos bíceps, tríceps, no peitoral e no abdômen. Porém, essa preferência acaba deixando o corpo desequilibrado e confere malefícios estéticos. Aderir à prática de Pilates, inclusive como um complemento da musculação e de outros esportes, corrige esse desbalanceamento, ao estimular e trabalhar o corpo todo, até mesmo aquelas partes ignoradas nos treinos de academia.

Aulas personalizadas para todo homem praticar sem medo!

Isso acontece porque o Pilates atua com movimentos não-repetitivos que não utilizam impacto e que apresentam alta intensidade. Através de aparelhos ou de exercícios solo, os movimentos de Pilates contemplam todos os músculos do corpo, desde os mais profundos até os mais superficiais, alongando, fortalecendo e corrigindo os vícios da postura, do abdômen, do tórax, dos ombros e de tantas outras partes.

Assim, o homem terá um corpo mais definido, bonito e sarado. E mais ainda, ele poderá ter um condicionamento melhor em outros esportes, ser mais flexível, ter maior consciência corporal e coordenação motora. Conte, então, com a Studio Corpus Pilates para ter aulas personalizadas segundo os interesses e necessidades específicas do público masculino, tudo para que você tenha o melhor resultado no menor prazo.

Pilates para mulheres

Os exercícios de Pilates têm o poder de resolver uma série de problemas relacionados à postura e à condição física, através de atividades de baixo impacto e alta intensidade, trazendo muitos benefícios à vida de qualquer mulher. O Pilates tonifica os músculos, corrige a postura, elimina dores e lesões, reduz os níveis de stress e ainda distribui melhor a gordura, deixando as mulheres muito mais bonitas, saudáveis e felizes.

Pilates: vantagens para o corpo e a mente de qualquer mulher

Fazer Pilates consiste em realizar uma série de exercícios que estimulam e alongam todos os músculos do corpo, desde os mais superficiais até os mais profundos. Utilizando-se da fisionomia do próprio corpo, essa atividade física trabalha as partes superiores e inferiores, o abdômen, a coluna cervical, o pescoço e outros tantos órgãos, deixando-os fortalecidos, corrigindo erros e vícios e melhorando sua aparência.

E não é só isso! Outros benefícios do Pilates consistem em melhorar a concentração e em trazer relaxamento, já que o Pilates exige que a pessoa use e abuse da respiração, tenha foco e determinação e evite pensar em problemas durante sua prática. Assim, mulheres de todas as idades e perfil podem se beneficiar com essa atividade secular, que já é adotada há décadas por pessoas do mundo todo.

Pilates para idosos

A chegada da chamada melhor idade traz a necessidade de atenção específica à saúde e aos exercícios físicos de qualquer pessoa. A composição óssea e o tônus muscular e dos ligamentos, além do equilíbrio postural, tendem a perder qualidade com o passar dos anos. Por isso, a prática de Pilates para idosos é fundamental para restaurar a qualidade de vida e preservá-la ao longo dessa nova e delicada fase.

Um exercício perfeito quando a atenção precisa ser redobrada

Pilates, diferentemente de outros exercícios e práticas físicas, é perfeito para essa fase da vida, em virtude de sua filosofia. Trata-se de uma modalidade que não causa impactos, já que seus movimentos utilizam a própria anatomia dos músculos humanos. Assim, até mesmo os idosos mais debilitados podem se beneficiar, tendo em vista que eles ganharão qualidade de vida ao passo em que corrigem seus vícios e seus problemas de saúde.

Os movimentos não são repetitivos, de modo que todos os músculos do corpo são exercitados, de formas diferentes e adversas ao longo das aulas. Assim, os idosos poderão fortalecer sua postura, suas juntas, suas articulações, seu equilíbrio, sua flexibilidade e sua coordenação motora, tudo isso enquanto eles movimentam seu corpo e desestressam a mente. Logo, para a melhor idade ficar ainda melhor, conte com as vantagens e os benefícios do Pilates!

Pilates para gestantes

O parto e os cuidados com o bebê depois do nascimento exigem muito do corpo. Use a gestação para se preparar, praticando o Pilates. Afinal, trata-se de um período ideal para fortalecer seu corpo e sua mente com tranquilidade. Os profissionais da Studio Corpus Pilates estão prontos para atendê-la nesse momento tão importante de sua vida, sempre respeitando seus limites e atendendo às suas expectativas.

Uma prática cuidadosa e detalhista, perfeita para as futuras mamães

Recomenda-se fazer Pilates a partir do terceiro mês de gestação, até o sétimo mês. As aulas da Studio Corpus Pilates focam em movimentos musculares completamente benéficos para a saúde da mãe e do bebê, como o abdômen, os glúteos, a parte inferior das costas, as pernas e a postura, os quais não utilizam impacto. Com isso, a gestante poderá amenizar as dores da transformação do corpo, facilitar o trabalho de parto, acelerar a recuperação física pós-parto, aumentar a oxigenação do feto e se desestressar durante o vai-e-vem hormonal da gestação.

A equipe da Studio Corpus Pilates sabe até que ponto a gestante pode ir para que o Pilates não deixe de se tornar benéfico para se tornar prejudicial. Por isso, conte com as suas aulas personalizadas, que trarão mais saúde e vantagens às futuras mamães, através de movimentos cuidados e detalhistas, feitos com amor para quem mais precisa.

×