Outono e inverno são as estações que as doenças respiratórias afetam o dia a dia de muitos brasileiros. Esses problemas começam desde as vias aéreas superiores (fossas nasais, faringe e laringe) e até as vias áreas inferiores (traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos), podendo ser chamadas de tosses, asma, bronquite, sinusite, rinite, pneumonia, bronquiolite, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ou conhecida como enfisema, apneia obstrutiva do sono (AOS).
O que muita gente não sabe é que é possível aliviar os sintomas por meio de um tratamento sem medicamentos: Terapia Manual, com técnicas Osteopatas.
A Osteopatia é um método diagnóstico e terapêutico que utiliza o contato manual para o tratamento de dores. Diz respeito à relação de corpo, mente e espírito na saúde e na doença, enfatizando a integridade estrutural e funcional do corpo e a tendência intrínseca do corpo se direcionar para a própria cura (OMS, 2010). Essa técnica atua na liberação de tensões do corpo e problemas que levam ao mau funcionamento dos órgãos. Por isso, essas doenças são vistas como uma consequência de problemas que o organismo já enfrenta e o impede de ter um equilíbrio.
Na Osteopatia entendemos que as doenças respiratórias são consequência de um sistema/corpo que não está sendo capaz de lidar com as demandas e exigências internas e externas do dia a dia. Essa incapacidade do corpo em lidar com agentes estressores pode ter como causa as alterações que não permitem o corpo se autorregular.
Com base nessa perspectiva para esses problemas respiratórios o profissional pensa no indivíduo como um todo, portanto sempre utiliza as seguintes perguntas:
- Quais estruturas compõe e estão relacionadas a este sistema respiratório?
- Quais são as regiões do corpo do paciente que estão com falta de mobilidade?
- Há traumas, questões alimentares, sociais e emocionais relacionadas aos sintomas deste paciente?
Por tratar o indivíduo como um todo, o Osteopata pode atuar na regulação dos sintomas de doenças respiratórias.
- Asma: A asma é uma inflamação nos pulmões, que geralmente leva à dificuldade na respiração. As vias aéreas ficam inchadas, dificultando a passagem de ar, deixando a pessoa ofegante.
A causa da asma está ligada a fatores genéticos, ou seja, não se “pega asma”.
Neste caso, a osteopatia pode ajudar na mobilidade dos órgãos envolvidos na respiração e ajudar a evitar inflamações, ajudando em questões dos sistemas musculares e nervoso que atuam no processo respiratório – como já comprovado em estudos publicados em publicações científicas.
- Bronquite: Se caracteriza pela inflamação dos brônquios, uma estrutura que transporta o ar para dentro e para fora dos pulmões.
Os principais sintomas da bronquite são a tosse com muco e a falta de ar.
Assim como na asma, a osteopatia atua de forma a permitir um melhor funcionamento desta parte do corpo, evitando crises. Até mesmo a questão bioquímica da respiração é levada em consideração.
- Rinite: A rinite é a inflamação na mucosa do nariz, que normalmente é identificada após um quadro de congestão nasal. Também pode haver dores no rosto, perda de olfato e secreções.
Ela é causada tanto por infecções como por fatores de alergia.
A osteopatia visceral e a craniana ajudam neste quadro clínico, permitindo um melhor funcionamento do sistema respiratório e dos seios da face.
- Sinusite: Caracterizada pela inflamação dos seios nasais (estrutura que ficam ao redor do nariz, nos ossos do crânio), a sinusite tem como sintomas mais comuns a secreção e uma sensação de peso no rosto.
Ela é um resultado de processos alérgicos ou infecciosos e pode trazer perda de olfato, tosse, dor de cabeça e dor de garganta.
O profissional de Terapia Manual pode fazer um trabalho de forma a descongestionar esses seios da face, eliminando as dores e o desconforto – usando apenas técnicas manuais.
Trate doenças respiratórias com a Terapia Manual com técnicas Osteopata aqui na Studio Corpus Pilates.
As doenças respiratórias são crônicas e acompanham os pacientes por toda a vida. Porém, todos os seus efeitos podem ser amenizados ou até mesmo desaparecer quando o corpo é estimulado a funcionar de forma equilibrada.
A filosofia do tratamento da Terapia Manual, com técnicas osteopatas, é permitir que o organismo trabalhe de forma adequada e plena, levando o corpo do paciente a se autorregular.