A importância de uma boa postura na qualidade de vida

Em algum momento de nossas vidas, temos dores nas costas e geralmente são causadas por trabalho de rotina e por tarefas repetitivas. Também é um hábito que pode ser adquirido ao longo da vida, e se não corrigido, pode trazer consequências por toda a vida. Isso acontece, pois, o corpo busca compensações para manter o corpo equilibrado, e alguns vícios posturais, se não tratados, irão promover processos degenerativos articulares e musculares, gerando futuras dores crônicas. Uma maneira de prevenir é concentrar nossa atenção em nossa postura. Existem diversas condições clínicas, doenças, maus hábitos na vida diária que podem influenciar na má postura. O sedentarismo e a obesidade são uma delas, pois contribuem no enfraquecimento da musculatura estabilizadora da coluna vertebral.

Qual a Importância da Boa Postura na vida?

A maioria das pessoas não percebe a importância de uma boa postura. Em linhas gerais, a postura é a posição em que você mantém seu corpo, seja em pé ou sentado. Uma boa postura é o alinhamento correto das partes do corpo suportadas pela quantidade certa de tensão muscular contra a gravidade.

A boa postura nos ajuda a ficar em pé, a sentar e a deitar em diferentes posições. Além disso, também:

  • Mantém nossos ossos e articulações em alinhamento correto para que nossos músculos sejam usados ​​adequadamente;
  • Permite que nossos músculos trabalhem com mais eficácia, permitindo que nosso corpo use menos energia. Isso ajuda a prevenir a fadiga muscular;
  • Reduz o estresse nos ligamentos que mantêm as articulações da coluna, o que diminui a probabilidade de uma lesão;
  • Ajuda a prevenir tensões musculares, dores nas costas, hérnia de disco, dores musculares e distúrbios por uso excessivo.

Os benefícios da boa postura são importantes tanto para nossa saúde corporal quanto para a nossa estética. Manter a postura de forma adequada durante as atividades cotidianas juntamente com atividades físicas, contribuem na prevenção de dores evitando assim incômodos diários. Além disso, a postura correta garante que o exercício seja feito de forma saudável.

Consequências da Má Postura na vida:

Existem razões pelas quais a postura inadequada pode afetar, negativamente, nossa saúde. A postura inadequada pode levar a uma tensão excessiva em sua postura, especialmente, se ela for mantida em posições por longos períodos. Veja outras consequências da má postura:

  • Desalinha nosso sistema músculo-esquelético;
  • Causa dor no pescoço, no ombro e nas costas;
  • Diminui nossa flexibilidade;
  • Causa problemas digestivos;
  • Afeta como nossas articulações se movem;
  • Afeta nosso equilíbrio;
  • Causa fadiga e problemas de sono;
  • Leva à degeneração articular.

Como Melhorar sua Postura?

Para melhorar sua postura, você precisa estar atento ao seu próprio corpo e adquirir uma consciência corporal, saber qual é a posição certa, o ajudará a se corrigir conscientemente.

Com prática, você será capaz de aperfeiçoar a postura correta para sentar e ficar em pé. Isso o ajudará a ter uma postura melhor, a prevenir dores nas costas e a ter um corpo saudável.

Para ajudá-lo a começar, aqui estão algumas dicas:

Ao sentar:

  • Sempre mantenha os pés no chão. Se não atingirem o chão, você pode usar um apoio para os pés;
  • Evite cruzar as pernas. Tanto quanto possível, os tornozelos devem ficar na frente dos joelhos;
  • Mantenha um pequeno espaço entre a parte de trás dos joelhos e a frente do assento;
  • Seus joelhos devem estar no nível ou abaixo do nível de seus quadris;
  • Ajuste o encosto da cadeira para apoiar as partes baixa e média das costas. Você também pode usar um travesseiro para apoiar as costas;
  • Relaxe os ombros e mantenha os antebraços paralelos ao solo;
  • Evite sentar-se na mesma posição por longos períodos de tempo. Faça alguns alongamentos se estiver sentado por muito tempo;
  • Se tiver tempo, faça breves caminhadas pelo escritório ou em casa.

Em pé:

  • Sustente o peso, principalmente, na planta dos pés;
  • Você pode manter os joelhos ligeiramente dobrados e afastá-los na largura dos ombros;
  • Pendure os braços naturalmente nas laterais do corpo;
  • Contraia o abdômen e fique ereto, com os ombros puxados para trás;
  • Mantenha sua cabeça nivelada. Não deve ser posicionada para frente, para trás ou lateralmente;
  • Mude o peso dos dedos dos pés para os calcanhares ou de um pé para o outro, se precisar ficar em pé por muito tempo.

 

Um profissional muitas vezes se faz necessária para corrigir todos os problemas relacionados a postura corporal, buscando assim resultados satisfatórios. As atividades físicas como o Pilates, alongamentos em geral, realizados por fisioterapeutas, podem ajudar a corrigir parcialmente ou totalmente as condições físicas da má postura, pois ajudam a aumentar a flexibilidade e ampliam as variações posturais, buscando a simetria entre os segmentos corporais.

A correção postural é um desafio constante. É muito importante manter uma boa postura durante o dia e a forma mais efetiva para isso é prestar atenção nela e manter o equilíbrio da musculatura com exercícios posturais regulares. Respeitar os limites do organismo e consultar periodicamente o fisioterapeuta também fazem parte das recomendações para manter sempre uma postura saudável

Então já sabe, manter uma boa postura irá influenciar diretamente na sua saúde a curto, médio e longo prazo.  Acredite, o seu corpo agradece.

 

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Pilates para homens

Fazer Pilates pode ser muito bom para os homens! Eles geralmente exercitam poucos músculos, focando-se nos bíceps, tríceps, no peitoral e no abdômen. Porém, essa preferência acaba deixando o corpo desequilibrado e confere malefícios estéticos. Aderir à prática de Pilates, inclusive como um complemento da musculação e de outros esportes, corrige esse desbalanceamento, ao estimular e trabalhar o corpo todo, até mesmo aquelas partes ignoradas nos treinos de academia.

Aulas personalizadas para todo homem praticar sem medo!

Isso acontece porque o Pilates atua com movimentos não-repetitivos que não utilizam impacto e que apresentam alta intensidade. Através de aparelhos ou de exercícios solo, os movimentos de Pilates contemplam todos os músculos do corpo, desde os mais profundos até os mais superficiais, alongando, fortalecendo e corrigindo os vícios da postura, do abdômen, do tórax, dos ombros e de tantas outras partes.

Assim, o homem terá um corpo mais definido, bonito e sarado. E mais ainda, ele poderá ter um condicionamento melhor em outros esportes, ser mais flexível, ter maior consciência corporal e coordenação motora. Conte, então, com a Studio Corpus Pilates para ter aulas personalizadas segundo os interesses e necessidades específicas do público masculino, tudo para que você tenha o melhor resultado no menor prazo.

Pilates para mulheres

Os exercícios de Pilates têm o poder de resolver uma série de problemas relacionados à postura e à condição física, através de atividades de baixo impacto e alta intensidade, trazendo muitos benefícios à vida de qualquer mulher. O Pilates tonifica os músculos, corrige a postura, elimina dores e lesões, reduz os níveis de stress e ainda distribui melhor a gordura, deixando as mulheres muito mais bonitas, saudáveis e felizes.

Pilates: vantagens para o corpo e a mente de qualquer mulher

Fazer Pilates consiste em realizar uma série de exercícios que estimulam e alongam todos os músculos do corpo, desde os mais superficiais até os mais profundos. Utilizando-se da fisionomia do próprio corpo, essa atividade física trabalha as partes superiores e inferiores, o abdômen, a coluna cervical, o pescoço e outros tantos órgãos, deixando-os fortalecidos, corrigindo erros e vícios e melhorando sua aparência.

E não é só isso! Outros benefícios do Pilates consistem em melhorar a concentração e em trazer relaxamento, já que o Pilates exige que a pessoa use e abuse da respiração, tenha foco e determinação e evite pensar em problemas durante sua prática. Assim, mulheres de todas as idades e perfil podem se beneficiar com essa atividade secular, que já é adotada há décadas por pessoas do mundo todo.

Pilates para idosos

A chegada da chamada melhor idade traz a necessidade de atenção específica à saúde e aos exercícios físicos de qualquer pessoa. A composição óssea e o tônus muscular e dos ligamentos, além do equilíbrio postural, tendem a perder qualidade com o passar dos anos. Por isso, a prática de Pilates para idosos é fundamental para restaurar a qualidade de vida e preservá-la ao longo dessa nova e delicada fase.

Um exercício perfeito quando a atenção precisa ser redobrada

Pilates, diferentemente de outros exercícios e práticas físicas, é perfeito para essa fase da vida, em virtude de sua filosofia. Trata-se de uma modalidade que não causa impactos, já que seus movimentos utilizam a própria anatomia dos músculos humanos. Assim, até mesmo os idosos mais debilitados podem se beneficiar, tendo em vista que eles ganharão qualidade de vida ao passo em que corrigem seus vícios e seus problemas de saúde.

Os movimentos não são repetitivos, de modo que todos os músculos do corpo são exercitados, de formas diferentes e adversas ao longo das aulas. Assim, os idosos poderão fortalecer sua postura, suas juntas, suas articulações, seu equilíbrio, sua flexibilidade e sua coordenação motora, tudo isso enquanto eles movimentam seu corpo e desestressam a mente. Logo, para a melhor idade ficar ainda melhor, conte com as vantagens e os benefícios do Pilates!

Pilates para gestantes

O parto e os cuidados com o bebê depois do nascimento exigem muito do corpo. Use a gestação para se preparar, praticando o Pilates. Afinal, trata-se de um período ideal para fortalecer seu corpo e sua mente com tranquilidade. Os profissionais da Studio Corpus Pilates estão prontos para atendê-la nesse momento tão importante de sua vida, sempre respeitando seus limites e atendendo às suas expectativas.

Uma prática cuidadosa e detalhista, perfeita para as futuras mamães

Recomenda-se fazer Pilates a partir do terceiro mês de gestação, até o sétimo mês. As aulas da Studio Corpus Pilates focam em movimentos musculares completamente benéficos para a saúde da mãe e do bebê, como o abdômen, os glúteos, a parte inferior das costas, as pernas e a postura, os quais não utilizam impacto. Com isso, a gestante poderá amenizar as dores da transformação do corpo, facilitar o trabalho de parto, acelerar a recuperação física pós-parto, aumentar a oxigenação do feto e se desestressar durante o vai-e-vem hormonal da gestação.

A equipe da Studio Corpus Pilates sabe até que ponto a gestante pode ir para que o Pilates não deixe de se tornar benéfico para se tornar prejudicial. Por isso, conte com as suas aulas personalizadas, que trarão mais saúde e vantagens às futuras mamães, através de movimentos cuidados e detalhistas, feitos com amor para quem mais precisa.

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