Como já foi dito aqui no blog, que a Osteopatia é definida como uma abordagem diagnóstica terapêutica e palpatória que foca a sua ação centrada no paciente como todo, ao invés do sistema convencional centrado na doença, que visa a cura de dores e lesões, sendo elas crônicas ou adquiridas pelo excesso de estresse e prática inadequada de exercícios físicos.
A Osteopatia tem como objetivo principal cuidar do desconforto com a potencialização de todos os seus sistemas corporais, eliminando as dores indesejáveis e, muitas vezes até insuportáveis, sem a necessidade de usar qualquer medicamento ou se submeter a um procedimento cirúrgico.
O que ocorre é que a maioria das pessoas tem muitas dúvidas sobre este método, seu funcionamento e, principalmente, o efeito positivo que ele proporciona. Então aqui vou deixar as 10 principais perguntas:
- Qual a formação do profissional Osteopata?
No Brasil, a Osteopatia é reconhecida como uma especialidade da Fisioterapia e só pode ser exercida por profissionais devidamente capacitados e que possuam o título de Especialista Profissional em Osteopatia. Essa formação demanda tempo, dedicação, esforços e uma grande lista de pré requisitos exigidos pela resolução 220/2001 do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
- A Osteopatia é indicada para quais casos?
Para todas as pessoas que sentirem fortes dores de cabeça, coluna, articulações ou ainda limitações e alterações articulares;
Sedentários ou não que buscam soluções eficientes para problemas físicos, orgânicos e desgastes na estrutura das articulações;
Atletas profissionais e amadores que pretendem alcançar maiores objetivos e aumentar suas performances através da mobilidade e postura ideais;
Crianças com má formação física, problemas de concentração, dificuldades respiratórias, entre outros.
- Tem contraindicação?
A técnica não é indicada para pacientes com “bandeira vermelha”, vista dentro da avaliação do paciente, que levantam a suspeita de condições potencialmente graves. Nesses casos o uso da manipulação pode ser perigoso e, portanto, não é indicado.
- É aconselhado para mulheres grávidas?
Com certeza. A Osteopatia é muito recomendada para gestantes, justamente pelas mudanças corporais que a gravidez provoca no corpo da mulher e que acabam acarretando dores e incômodos. O tratamento não faz mal algum ao bebê, e ainda é capaz de auxiliar e amenizar o desconforto das mamães.
- Quanto tempo dura o tratamento?
Depende do problema a ser tratado. Cada paciente é atendido de maneira exclusiva e de acordo com a sua necessidade.
- O tratamento osteopático causa dor?
Algumas manobras podem causar desconforto, que é diferente de dor ao paciente, que será avisado deste desconforto, mas na maior parte do tempo não dói.
- Quanto tempo dura cada sessão?
A média de tempo de cada sessão depende do tratamento de cada paciente podendo variar de acordo com a necessidade de cada caso, entre 20min à 50min. Lembrando que as consultas devem ser realizadas no máximo uma vez por semana.
- Idosos podem se tratar com a Osteopatia?
Sim. Não há limite máximo ou mínimo de idade para o tratamento. Cada paciente é tratado de maneira diferente, sempre respeitando seus limites físicos e garantindo sua segurança.
- A Osteopatia oferece algum risco?
Uma vez que o paciente é submetido a uma avaliação antes do início do tratamento e será tratado de acordo com as suas indicações e contraindicações.
- Como agendar uma avaliação de Terapia Manual, com técnicas em Osteopaticas em Viamão?
Aqui na Studio Corpus Pilates. Entre em contato agora mesmo e agenda uma avaliação. Será um prazer indicar a solução ideal para a sua dor e desconforto, além é claro, de trazer mais qualidade de vida.