Corpo e Mente em Equilíbrio

Pilates

Pilates ou Contrologia é um método que utiliza de exercícios físicos muito disciplinados, trabalha a consciência dos movimentos, proporcionando um condicionamento físico e mental. O método é descrito por Joseph Pilates como a “ciência e a arte de coordenar o desenvolvimento do corpo, mente e espírito através de movimentos naturais, sob o rígido controle da vontade.” São exercícios físicos disciplinados com a finalidade de alongar e fortalecer em equilíbrio sem causar riscos a saúde. Na Fisioterapia, este método é utilizado tanto para prevenção quanto para reabilitação.

O Método Pilates compreende seis princípios:

Respiração;

Concentração;

Controle;

Precisão;

Fluxo;

Centralização.

É indicado para todas as pessoas: idosos, crianças, jovens, adultos, atletas, gestantes.

Idosos: Os benefícios do Pilates na terceira idade vão desde o alívio das dores provenientes da idade até melhora da auto-estima, fortalecimento muscular, equilíbrio (diminui o risco de quedas), aumento da flexibilidade, coordenação motora.

Crianças: O Método quando aplicado para crianças visa a reeducação postural, evitando problemas posturais futuros, consciência corporal, alongamento, melhora a concentração e com isso, melhora o rendimento escolar.

Gestantes: O Método Pilates aplicado a gestantes é seguro e recomendado após o terceiro mês . Os exercícios adaptados de alongamento e fortalecimento, auxiliam no alívio das dores que se associam às mudanças que estão ocorrendo em seu corpo, além de melhorar a estabilidade da musculatura postural e do assoalho pélvico, melhorar a circulação e a respiração, preparar para o trabalho de parto e pós parto.

Dentre os benefícios podemos citar:

- Tonificação muscular (ganho de força e resistência);

- Alongamento (aumenta a flexibilidade e a elasticidade);

- Melhora a mobilidade articular;

- Melhora a coordenação e o equilíbrio;

- Aumenta o vigor e a disposição;

- Previne lesões;

- Melhora a densidade óssea;

- Melhora a postura;

- Melhora a qualidade do sono;

-Melhora a respiração;

-Relaxamento;

-Consciência corporal.

Modalidades do método:

Aparelhos: Os aparelhos foram criados por Joseph durante seu confinamento na Primeira Guerra Mundial. As molas, parte principal dos aparelhos, foram retiradas das macas das enfermarias da época. Após o confinamento, Pilates aprimorou os aparelhos e estes protótipos são utilizados até os dias atuais.

Solo: os exercícios de solo surgiram como uma adaptação do Método Pilates com aparelhos para aqueles que não podiam adquirir tais equipamentos. Estes exercícios podem ser trabalhados com halteres, theraband, caneleiras, rolos, anel mágico, bastão entre outros.

Bola: O Pilates com bola também é uma adaptação do método com aparelhos. O objetivo principal é o alinhamento corporal, treinar profundamente os músculos posturais e fortalecer o tronco sem prejudicar o corpo.

Aquático: é um método de condicionamento físico, realizado no meio líquido, baseado nos princípios do Método Pilates. Visa desenvolver a força e o alongamento muscular de maneira harmoniosa, melhora da postura e consciência corporal.

Histórico:

Joseph Hubertus Pilates nasceu em 1880 próximo á cidade de Dusseldorf na Alemanha. Devido sua frágil saúde quando criança (raquitismo, febre reumática, asma, bronquite), Pilates dedicou-se ao estudo do corpo humano visando melhorar sua saúde.

Na adolescência trabalhou no jardim de um vizinho em troca poderia desfrutar da biblioteca, tornando-se um auto-didata. Estudou anatomia, biologia, física, medicinas oriental e ocidental. Joseph também se tornou perito em vários esportes como boxe, esqui, mergulho, ginástica artística, iniciando a formação de sua filosofia que propõe o equilíbrio entre corpo e mente.

Aos 14 anos se dedicava ao fisioculturismo e posou para cartazes de anatomia.  Em 1912, aos 32 anos, Pilates se tornou boxeador profissional e foi à Inglaterra onde trabalhou como instrutor de defesa pessoal da polícia civil inglesa (Scotland Yard). Passado algum tempo, Joseph juntamente com seu irmão juntou-se a um circo e saiu em turnê por Londres, quando em 1914 eclodiu a Primeira Guerra Mundial e Joseph e seus amigos foram presos, por um ano, em um campo de concentração em Lacaster por serem considerados inimigos estrangeiros.

Neste período, Pilates continuou desenvolvendo seu Método e ensinou a seus colegas de confinamento sua técnica de exercícios, mais tarde, quando foi transferido a outro campo de concentração, trabalhou como enfermeiro e começou a desenvolver os primeiros protótipos de seus equipamentos. Utilizando a resistência das molas das camas dos enfermos, Joseph reabilitava-os, tonificando seus músculos antes mesmo que eles pudessem se levantar.

Em 1918 estourou a epidemia do vírus Influenza (Gripe Espanhola) causando milhares de mortes por toda a Inglaterra, porém, nenhum enfermo tratado por Pilates foi contaminado. Finalizando a Guerra, Pilates retornou a Alemanha e deu continuidade ao seu Método chamado de Contrologia.

Em 1923, Joseph partiu para Nova Iorque em uma viagem de navio onde conheceu a enfermeira Clara, sua futura esposa. Clara, incorporou os conceitos e exercícios do Método afim de beneficiar ainda mais os enfermos. Joseph e Clara se casaram e abriram uma academia na Oitava Avenida no mesmo prédio do New York City Ballet, o que atraiu a atenção de grandes nomes da dança da época.

Joseph faleceu em 1967, aos 87 anos,  quando ao tentar salvar seus equipamentos de um incêndio, inalou uma grande quantidade de gases tóxicos. Clara deu continuidade a seu Método, ministrando aulas até 1970, vindo a falecer em 1977.

Pensamentos…

“Pilates não se trata de um modismo, e sim de uma forma segura de obter um corpo saudável resultando em qualidade de vida.”

“Um corpo apto para tudo é um dos requisitos para a  felicidade.”

“Contrologia é a completa coordenação de corpo, mente e espírito.”

“Se aos 30 anos você está encurtado e fora de forma, você é um velho, se aos 60 você é forte e flexível, então você é jovem.”

“Estes exercícios são o que as pessoas vão precisar no novo milênio.”

“Você se sentirá melhor em 10 aulas, parecerá melhor ainda em 20 aulas e terá um corpo novo em 30 aulas.”

“Não interessa o que você faz, e sim, como você faz.”

“Concentrar-se ao realizar os movimentos para que os mesmos não percam o seu valor.”

“A respiração controla o movimento, não o movimento controlando a respiração.”

“Sempre mantenha sua mente concentrada no objetivo do exercício que você está executando.”

Joseph H. Pilates


Pilates… Corpo e mente em equilíbrio.

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